:

O que o excesso de cafeína pode causar?

Luísa Machado
Luísa Machado
2025-07-31 19:17:52
Count answers : 9
0
Doses elevadas de cafeína podem provocar taquicardia, ansiedade, tremores e insônia. A cafeína pode levar à morte se consumida em excesso. Doses elevadas de cafeína, por sua vez, podem provocar efeitos negativos no organismo, como taquicardia, ansiedade, tremores, dores de cabeça, náuseas, insônia e palpitações. A cafeína é uma substância tóxica que pode levar à morte caso seja feito um consumo exagerado da substância. Um adulto de estatura e peso médios pode morrer se consumir 10 gramas de cafeína de uma só vez. Levando em consideração que uma xícara de café apresenta entre 80 e 180 mg de cafeína, atingir a quantidade letal de cafeína por meio dessa bebida não seria uma tarefa fácil. Apesar de ter vários benefícios conhecidos para o organismo, a cafeína pode ser letal caso consumida em excesso. Uma pessoa adulta de 70 kg, por exemplo, pode ir a óbito se consumir cerca de 10 gramas de cafeína, o que corresponde a aproximadamente 100 xícaras de café.
Micael Pinho
Micael Pinho
2025-07-23 11:23:18
Count answers : 11
0
Em casos raros, pode ocorrer até a overdose de café. Nos casos mais graves, o excesso de café pode mesmo provocar overdose, podendo surgir os seguintes sintomas: Aumentos dos batimentos cardíacos; Delírio e alucinações; Tontura e diarreia; Convulsões; Febre e sede excessiva; Dificuldade para respirar; Dor no peito; Movimentos incontroláveis dos músculos Além da overdose, outros problemas podem ser causados pelo excesso de café: Nervosismo Ansiedade Cansaço Dores de cabeça Náuseas e diarreia Tremores nas mãos Aumento da pressão arterial Batimentos cardíacos acelerados Elevação dos níveis de colesterol
Renata Gaspar
Renata Gaspar
2025-07-23 09:57:29
Count answers : 13
0
O excesso de cafeína pode trazer graves prejuízos à saúde. Ingerir mais de 400 mg de cafeína diariamente aumenta a frequência cardíaca e à pressão arterial, o que pode aumentar o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou insuficiência cardíaca. O consumo regular de cafeína pode perturbar o sistema parassimpático, levando ao aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Com o tempo, essas alterações podem levar a um risco aumentado de hipertensão e outros problemas cardíacos. Devido ao seu efeito no sistema nervoso autônomo, o consumo regular de cafeína pode colocar indivíduos saudáveis em risco de hipertensão e outros eventos cardiovasculares. A cafeína também pode causar aumento da pressão arterial. Em grandes quantidades, os efeitos colaterais incluem dor de cabeça, náusea, ansiedade, nervosismo, aumento da temperatura corporal e rosto ruborizado. Em altíssimas quantidades - mais de 5.000 mg - pode ser fatal.