:

Como isolar a cafeína?

Iris Ramos
Iris Ramos
2025-07-23 11:53:03
Count answers : 17
0
Para isolar a cafeína de uma bebida que a contenha, pode-se usar o procedimento simplificado seguinte. Agita-se um certo volume da bebida com dicloroetano e deixa-se em repouso algum tempo. Separa-se, então, a parte orgânica, contendo a cafeína, da aquosa. Em seguida, destila-se o solvente e submete-se o resíduo da destilação a um aquecimento, recebendose os seus vapores em uma superfície fria, onde a cafeína deve cristalizar. Além da destilação e da decantação, temos as seguintes operações que são utilizadas no isolamento da cafeína: extração e sublimação. Extração: a cafeína se dissolve no dicloroetano. Sublimação: a cafeína no resíduo da destilação sublima quando aquecida; os vapores cristalizam quando em contato com a superfície fria.
Duarte Jesus
Duarte Jesus
2025-07-23 10:09:05
Count answers : 15
0
A cafeína foi isolada do café por runge em 1820 e do chá preto por oudry em 1827. Neste trabalho, descreve-se o isolamento da cafeína a partir do chá preto. A cafeína (1,3,7-trimetilxantina, figura 1) é um alcalóide, um composto contendo nitrogênio, que apresenta propriedades básicas. A cafeína é encontrada ainda no guaraná, erva-mate e em outros vegetais, e é responsável pelo efeito estimulante de bebidas como chá e café e de refrigerantes como coca-cola e pepsi-cola. A dose letal para uma pessoa adulta pesando 70 kg é cerca de 10 g o que é equivalente a se tomar 100 xícaras de café ou 200 latas de coca-cola ou ingerir 50 kg de chocolate. O chá preto é o mais forte e o mais cafeinado de todos os chás que são produzidos a partir da planta camellia sinensis (i.e. Chá branco, chá verde, e chá oolong).
Pedro Leal
Pedro Leal
2025-07-23 10:02:19
Count answers : 17
0
Para realizar a extração da cafeína você vai precisar de: Aparelho de destilação Funil de separação Erlenmeyer de 250 mL (ou recipiente de vidro) 10 gramas de folhas de chá preto 5 gramas de CaCO3 (carbonato de cálcio) 100 mL de água destilada 50 mL de clorofórmio. Coloque as folhas de chá preto no erlenmeyer, acrescente a água destilada e o carbonato de cálcio. Aqueça a mistura em banho-maria por 30 minutos. Deixe esfriar e em seguida filtre. Coloque o filtrado num funil de separação e adicione o clorofórmio, agite a mistura e deixe em repouso por alguns minutos. Separe a camada inferior do funil de separação: a cafeína dissolvida em clorofórmio. Proceda o clorofórmio à destilação, em banho-maria. Você irá notar o aparecimento de uma substância seca no balão, é a cafeína que você acabou de extrair.