A carência de vitamina C no seu organismo pode provocar uma doença rara, porém bastante perigosa, chamada escorbuto, que possui sintomas como sangramento, fraqueza na gengiva, fragilidade muscular, cansaço e queda de dentes.
A baixa absorção de ferro durante o processo de digestão é outra consequência que pode ser causada pela falta de vitamina C no seu corpo.
A falta de ferro pode provocar anemia e sintomas como: Indisposição, Falta de ar, Tontura, Palpitação, Dor de cabeça, Palidez de pele e mucosas, Enfraquecimento dos cabelos e unhas.
Além dos problemas já citados, a carência de vitamina C afeta diretamente a sua resistência às infecções, dificulta o processo de cicatrização de feridas e provoca o envelhecimento precoce por conta da oxidação das células.
A escassez de vitamina C pode estar vinculada ao comprometimento cognitivo, especialmente em pessoas mais idosas, de acordo com uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Flinders.
Segundo Yogesh Sharma, pesquisador e autor do estudo, a deficiência dessa vitamina pode estar ligada à depressão, à confusão mental e ao comprometimento cognitivo.
Os resultados revelaram que os indicadores de função cognitiva foram bem inferiores entre os pacientes com deficiência de vitamina C.
As análises indicam uma probabilidade três vezes maior de comprometimento cognitivo na ausência desse nutriente em comparação com idosos que apresentavam níveis aceitáveis de vitamina C.