:

Qual a melhor alimentação para quem tem colite ulcerativa?

Márcio Vicente
Márcio Vicente
2025-08-01 14:56:53
Count answers : 18
0
Lembre-se: comer devagar, mastigar bem os alimentos, comer menor quantidade várias vezes ao dia. Fase de diarréia: - Evitar o consumo de leite. - Evitar alimentos com cafeína, que é irritante, presente no café, chá preto, chá mate, chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas. - Evitar bebidas alcoólicas. - Evitar as frutas cruas e suco de frutas, pois as fibras insolúveis e frutose podem piorar o quadro, principalmente mamão, laranja com bagaço, mexerica, uva, abacaxi, manga, goiaba, morango e ameixa preta. - Frutas cozidas, suco de limão diluído, suco de maçã e água de coco são permitidos. - Evitar o consumo de hortaliças cruas e leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha). - Prefira as verduras cozidas. - Na fase mais grave da diarréia também as evite. - Evitar carnes gordurosas e preparações que contenham gordura. - A carne vermelha estimula o intestino. - Prefira carne branca e cozida (peixe, aves). - Evite farelo de trigo, que tem fibras insolúveis. - Consuma alimentos ricos em fibras solúveis, como farinhas de trigo e milho, aveia, batata, fécula de arroz, sêmola. Fase de constipação intestinal: - Evitar alimentos com cafeína, presente no café, chá preto, chá mate, chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas. - Evitar bebidas alcoólicas. - Ingerir, no mínimo, 2 litros de líquido por dia. - Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como frutas cruas com casca e bagaço, frutas secas como ameixa seca e uva passa, cereais integrais como pão integral, arroz integral, aveia, cevada, centeio, farinha integral de trigo, farelo de trigo, farelo de arroz, farelo de aveia. O que escolher em um restaurante: - Substitua verduras de folha por vagem, cenoura cozida e batata sauté. - Substitua alimentos gordurosos, como strogonoff, carne ao molho madeira ou de mostarda, por grelhados, assados ou refogados (menos as verduras). - Evitar picanha, contra-filé, cupim. - Permitido massas com molho ao sugo ou à bolonhesa. - Evitar molhos em creme e com queijos. - Evitar pizzas de queijo. - Substituir por pizza de atum ou frango desfiado sem catupiry. - Numa lanchonete escolher lanches sem queijo e sem maionese. - Comer sanduíche de carne grelhada, atum, ovo, peru. - Evite refrigerantes. - Prefira sucos naturais não laxantes, como maçã, limão, goiaba, caju. - Permitido sorvete de frutas, gelatina, frutas não laxantes.
Alícia Carneiro
Alícia Carneiro
2025-07-24 17:41:26
Count answers : 18
0
Nenhum plano alimentar por melhor que ele seja, irá servir para todos aqueles que sofrem de retocolite ulcerativa. Mas, de forma geral, sempre é possível adaptar a dieta incluindo alimentos que auxiliam no controle e na modulação dos sintomas, isso porque alguns alimentos ajudam a reparar os danos à saúde e ainda mantêm uma alimentação rica em nutrientes. Proteínas: Uma característica comum entre os afetados pela retocolite ulcerativa é a falta de proteína e de vitamina B12. Por isso, é muito indicado para essas pessoas os seguintes alimentos: Carne vermelha com baixo teor de gordura; Frango sem pele; Peixes. Alguns alimentos ajudam a reparar os danos à saúde e ainda mantêm uma alimentação rica em nutrientes. A perda de peso também é bem comum pelos acometidos pela doença, por isso, em suas dietas não podem faltar uma alimentação rica em carboidratos, as melhores fontes são: Batata; Mandioca; Mandioquinha. Algumas frutas e vegetais são ricos em nutrientes e em minerais que são importantes para quem tem retocolite ulcerativa, entre eles estão: Banana maçã e nanica; Maçã sem a casca; Cenoura; Chuchu; Abobrinha. Mas atenção - legumes como o feijão, ervilha, lentilha, grão de bico e a soja devem ser consumidos apenas em forma de caldos.
Mónica Melo
Mónica Melo
2025-07-24 14:59:17
Count answers : 17
0
A alimentação não é a causa da doença, mas manter uma dieta com alimentos leves e diminuir os ricos em gorduras e condimentados contribui para melhorar a qualidade de vida de quem tem colite. Além disso, os alimentos que possuem a capacidade de fermentar devem ser evitados quando a doença está ativa. É importante observar individualmente as reações aos alimentos ingeridos. Aprender a identificar alimentos desencadeantes pode reduzir a frequência e a intensidade dos sintomas da colite. Devido às suas propriedades benéficas --rico em proteínas e baixo teor de gorduras -- os peixes podem ser consumidos sem nenhuma restrição. O salmão, por exemplo, também possui ômega 3 que ajuda a reduzir inflamações. Alguns alimentos benéficos para quem tem colite são peixes, batata, arroz branco, gelatina e iogurte com probióticos. Já alimentos que devem ser evitados incluem cafeína, leguminosas, laticínios, oleaginosas, legumes crus e alimentos picantes. A lista de alimentos a serem consumidos ou evitados pode variar de acordo com a gravidade da doença e os sintomas apresentados.