:

O que é feito nas aulas de Pilates?

Miriam Barros
Miriam Barros
2025-08-17 11:57:21
Count answers : 24
0
O Pilates é um método de treino físico desenvolvido na década de 20 pelo alemão Joseph Pilates com o objetivo de melhorar a postura, força e flexibilidade de todo o corpo contribuindo assim para a melhoria do funcionamento de todo o organismo. É composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do próprio corpo na sua execução. Além disso, o Pilates é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental. O método foi desenvolvido na década de 1920, baseou-se no conceito chamado de contrologia, este conceito nada mais é do que o controlo consciente de cada movimento executado pelo nosso corpo através de músculos, tendões, ligamentos e toda a nossa estrutura. É baseado em exercícios de concentração, força e mobilidade, utilizando exercícios específicos. Notou que a execução dos exercícios com resistência causava maior eficiência na recuperação destes indivíduos, onde a recuperação do tónus muscular acontecia de forma mais rápida. O Método de Pilates que desenvolvemos no SYMETRIX dá especial relevância à avaliação individual e personalizada, trabalhando as debilidades/disfunções do corpo em específico. Ensinamos a treinar a mente e a construir a simetria e coordenação corporal, envolvendo o corpo inteiro em sinergia, tal e qual como nos devemos mover diariamente, transmitindo desta forma um elevado grau de satisfação.
Cláudia Figueiredo
Cláudia Figueiredo
2025-08-08 09:36:13
Count answers : 26
0
A prática se concentra no fortalecimento do corpo e do core por meio de alongamentos e exercícios de resistência. O Pilates busca fortalecer o corpo e o core ou núcleo, por meio de alongamentos e pequenos movimentos de resistência. Além disso, em geral, o único equipamento necessário para praticar ioga é um colchonete, embora alguns exercícios de Pilates possam ser executados apenas com um colchonete, a utilização de aparelhos é fundamental para proporcionar muito mais benefícios aos praticantes. O Pilates não é um exercício de alta intensidade, por isso, não proporciona um alto gasto calórico. Por outro lado, a prática ajuda a emagrecer, em especial se em conjunto, houver melhora na alimentação e a prática de exercícios aeróbicos. O Pilates tem algumas características semelhantes ao ioga e, por isso, esses exercícios são comumente confundidos, por exemplo, ambos se concentram em postura, equilíbrio, flexibilidade e controle da mente sobre o corpo. No entanto, enquanto o Pilates tem mais ênfase no movimento, na força do core e na resistência, o ioga foca mais em posturas, fluxo e meditação. O pilates inclui uma ampla gama de ofertas, desde pequenos estúdios particulares com instrução individual e franquias nacionais de pilates, até aulas virtuais baseadas em aplicativos e aulas coletivas de "pilates com bola" ou "sem aparelho" em academias. Fazer Pilates em qualquer hora do dia está associado a benefícios para quem começa a praticar cedo. Mas eles podem variar ao longo do dia, por exemplo, pela manhã, há menos flexibilidade e o corpo pode demorar um pouco mais para entrar no ritmo. No entanto, fazer exercícios logo cedo ajuda a queimar mais calorias ao longo do dia. Por outro lado, fazer Pilates à tarde e a noite é mais fácil porque os músculos estão mais soltos e a força física também é maior nesse período. Além disso, a atividade pode ajudar a acalmar após um dia estressante de trabalho. сталки
Gonçalo Branco
Gonçalo Branco
2025-07-31 17:02:07
Count answers : 21
0
O pilates é um método de exercícios físicos que trabalha a conexão entre o corpo e a mente promovendo o fortalecimento muscular, a consciência corporal, a dinâmica da respiração, postura física, além de proporcionar maior flexibilidade. As aulas podem ser individuais ou em grupo e podem durar entre 45 e 60 minutos. Nelas, são realizados exercícios que podem proporcionar condicionamento físico e relaxamento ao indivíduo por meio da precisão de movimentos e respiração coordenada e consciente, estabilizando centro de gravidade e otimizando a força dos músculos de forma equilibrada e harmônica. O pilates é feito por meio de exercícios que podem ser realizados tanto no chão – o que chamamos de pilates solo – quanto em equipamentos específicos para a técnica, denominado como pilates com aparelhos. Entre seus princípios básicos estão a centralização ou centro de força, concentração, controle, fluidez, precisão e respiração. A força do nosso corpo não está nos nossos braços e pernas, mas sim na chamada powerhouse, região que se localiza nos músculos do abdômen, quadris e região pélvica. Por isso, todos os exercícios têm como foco essa região que dá sustentação para todo o corpo e permite a realização de movimentos mais harmônicos. A concentração ajuda a mente a guiar o corpo de forma consciente, garantindo assim atenção para a parte do corpo que está sendo trabalhada. É preciso que cada movimento seja planejado, ou seja, a força e a velocidade precisam caminhar lado a lado para evitar lesões musculares. A respiração é fundamental no pilates, ao controlá-la, você consegue aumentar a frequência dos exercícios e garantir estabilidade em diversas posturas.