A prática se concentra no fortalecimento do corpo e do core — região que faz a ligação da parte superior com a inferior do corpo, composta pelos abdominais superiores, oblíquos e abdome transverso — por meio de alongamentos e exercícios de resistência.
Mas existem alguns elementos que tornam o Pilates único, como o foco na respiração e a repetição sem esgotar os músculos.
O Pilates é um método de exercícios criado na década de 1930 pelo alemão Joseph Pilates que busca fortalecer o corpo e o "core" ou núcleo, por meio de alongamentos e pequenos movimentos de resistência.
Originalmente, se chamava “controlologia”, que significa o controle do corpo pela mente.
Além disso, em geral, o único equipamento necessário para praticar ioga é um colchonete.
Embora alguns exercícios de Pilates possam ser executados apenas com um colchonete, a utilização de aparelhos é fundamental para proporcionar muito mais benefícios aos praticantes.
Fazer Pilates em qualquer hora do dia está associado a benefícios para quem começa a praticar cedo.
Mas eles podem variar ao longo do dia, Por exemplo, pela manhã, há menos flexibilidade e o corpo pode demorar um pouco mais para entrar no ritmo.
No entanto, fazer exercícios logo cedo ajuda a queimar mais calorias ao longo dia.
Por outro lado, fazer Pilates à tarde e a noite é mais fácil porque os músculos estão mais soltos e a força física também é maior nesse período.
Além disso, a atividade pode ajudar a acalmar após um dia estressante de trabalho.