O que é a avaliação de formação?

Letícia Guerreiro
2025-06-18 06:18:05
Count answers
: 18
Avaliação da formação e das aprendizagens.
Ele discute os tipos de avaliação (inicial, contínua e final), objetivos, funções e técnicas de avaliação.
Este documento fornece diretrizes sobre a avaliação da formação e das aprendizagens.

Filipe Rocha
2025-06-15 12:28:20
Count answers
: 18
A avaliação da formação é um regime da formação profissional na Administração Pública.
O lugar da avaliação da formação está associado a conceitos, modelos e abordagens de avaliação.
A razão de ser dos processos avaliativos é um aspecto importante na avaliação da formação.
Principais abordagens e modelos de avaliação da formação incluem a avaliação da satisfação do formando, das aprendizagens, da transferência de aprendizagens e dos impactos/resultados da formação.
A avaliação da formação tem uma relação com as restantes fases do ciclo de gestão da formação, como o diagnóstico de necessidades e o plano de formação.
A avaliação da formação contribui para a retro-alimentação do sistema formativo e pode ser realizada por meio de instrumentos de avaliação, como questionários e testes.
A avaliação da formação também envolve a definição de critérios e indicadores de avaliação, métodos e técnicas de recolha de informação, e a verificação da qualidade técnica dos instrumentos utilizados.
Além disso, a avaliação da formação pode ser realizada em diferentes momentos e envolver a recolha, análise e tratamento de dados.
A subjetividade nos processos avaliativos também é um aspecto importante a considerar na avaliação da formação.

Iara Machado
2025-06-02 12:00:39
Count answers
: 17
A avaliação da formação consiste num processo sistemático de recolha de dados e de análise da conceção, implementação e resultados das ações de formação realizadas numa organização, sendo de extrema importância, considerando que permite averiguar a sua eficiência, relevância e efeitos na dinâmica organizacional.
Desta forma, a avaliação pauta-se como uma atividade transversal e contínua a todas as ações do Núcleo de Formação e Desenvolvimento.
Os dados recolhidos são a base para a identificação de oportunidades e necessidades formativas, bem como para a monitorização das atividades decorrentes no âmbito da satisfação, qualidade e impacto do processo de ensino-aprendizagem, promovendo um processo de melhoria contínua.