Como falar que o treinamento foi bom?

Sofia Torres
2025-06-15 11:53:26
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Avaliar se um treinamento foi eficaz é entender se as pessoas atingiram o Ponto B.
Um treinamento é um processo que leva as pessoas de um Ponto A a um Ponto B.
Antes do treinamento, as pessoas têm um nível de competência e conseguem desempenhar suas funções de um jeito.
Esse é o Ponto A.
Após o treinamento, elas receberão uma dose de conhecimentos (práticos e/ou teóricos) que vão alterar essas competências.
Isso fará com que elas melhorem o nível de execução em algum aspecto.
Esse é o Ponto B.
E lá no talvez longínquo ponto B estão os objetivos que a organização almeja alcançar.
Dessa forma, avaliar se um treinamento foi eficaz é entender se as pessoas saíram do Ponto A e chegaram ao Ponto B de suas competências.
E se essa alteração foi substancial e suficiente para que as pessoas ajudem a atingir os objetivos da organização.
Servindo para direcionar melhor a capacitação, escolhendo um treinamento focado nas competências que precisamos trabalhar.
E é igualmente importante que as pessoas treinadas saibam o objetivo do treinamento por 2 motivos:
porque isso ajuda na conscientização do processo, pois elas saberão que estão em capacitação pois isso afeta o trabalho/processo delas,
e; para que possam focar seus esforços de concentração na competência que precisam desenvolver.
Conhecer os objetivos do treinamento é essencial tanto para você, como gestor, quanto para as pessoas que vão ser treinadas.

Cátia Coelho
2025-06-02 16:46:19
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Avaliar o engajamento em treinamentos é fundamental pra determinar o sucesso dele. Afinal, você quer saber se o treinamento foi atrativo e atingiu seus objetivos, certo? Com a coleta e análise de dados é possível entender se o caminho escolhido foi o melhor. A linguagem foi a ideal para o público-alvo? O formato escolhido atingiu a expectativa? O tema foi abordado de forma atrativa? E o mais importante: é através dessas informações que você consegue comprovar para o seu gestor a eficácia da área de treinamentos da sua empresa. Se a resposta for sim, analise os fatores de sucesso para replicar em novos desafios. Teve um bom índice de acerto? Legal, então analise o comportamento do colaborador na função. Tendo isso sempre em mente tenho certeza que você atingirá seus objetivos!