:

Quais são as contraindicações do alongamento?

Mara Matos
Mara Matos
2025-08-12 05:46:46
Count answers : 20
0
Alongar no pós-treino não é indicado para melhorar a flexibilidade. O exercício realizado imediatamente antes do alongamento provoca micro-traumas musculares. Nesta circunstância, os músculos não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade. Pelo contrário, o alongamento vigoroso pode causar um quadro de dor muscular tardia mais severo. Para melhora da flexibilidade, os músculos devem ser alongados enquanto íntegros. Ou seja, antes do treino ou preferivelmente em outro momento dissociado de um treino de resistência ou de força. Alongar no pós-treino é indicado para promover relaxamento. Se o objetivo de alongar após a atividade física for relaxar ou “soltar” a musculatura, podemos considerar que o procedimento pode ser indicado. Vale lembrar que neste caso o alongamento deve ser leve, de menor amplitude articular e de mais curta duração, atendendo ao objetivo de realmente contribuir para restabelecer a condição de recuperação muscular, sem causar dor ou desconforto. Pelo contrário, ele promove alívio. Alongar no pós-treino ajuda a potencializar a hipertrofia. Quando o objetivo fundamental do treinamento é a hipertrofia muscular, o alongamento pós-treino pode até ser considerado um aliado. Alongar vigorosamente músculos que foram solicitados de forma localizada e intensa, como no treinamento com pesos, pode potencializar os micro-traumas que se constituem no princípio do estímulo para a reconstrução muscular e o ganho de massa. Neste caso não existe nenhuma contribuição para melhora de flexibilidade nem benefício para melhorar a recuperação, apenas para potencializar a hipertrofia.
Rodrigo Correia
Rodrigo Correia
2025-08-02 13:16:28
Count answers : 20
0
Dermatologistas alertam que gestantes, pessoas diabéticas, pessoas imunossuprimidas – como pacientes em tratamento contra o câncer -, crianças e adolescentes menores de 16 anos devem evitar os alongamentos. O procedimento pode causar traumas nas unhas e servir de porta de entrada para infecções. Os diabéticos e os pacientes imunossuprimidos correm maior risco ao serem infectados por microrganismos como os vírus, bactérias e fungos. No caso dos menores de 16 anos, eles são mais suscetíveis a sensibilização por alérgenos. Já para as gestantes, não existem estudos que comprovem a segurança para o feto caso a mãe sofra alguma complicação. A médica Fabiane Brenner, integrante da diretoria da SBD, acrescenta que as pessoas com hipersensibilidade à luz ultravioleta (UV), presente nas cabines de secagem do esmalte, ou que utilizam alguns medicamentos podem ter reações alérgicas nas mãos. Ele não deve ser um procedimento rotineiro porque pode alterar temporária ou definitivamente o leito unguial (a camada entre o dedo e a unha). As pessoas podem ter alergias ou irritação a esses produtos das unhas artificiais.

Read also

É possível crescer 5 cm com alongamento?

Sim, é possível alongar até 15cm nos membros inferiores. Quanto mais centímetros de alongamento for Read More

Quais exercícios são de mobilidade?

Exercícios de mobilidade são movimentos que visam aumentar a amplitude de movimento das articulações Read More

Emanuel Maia
Emanuel Maia
2025-08-02 11:53:05
Count answers : 23
0
Pelo contrário, se feitos da maneira errada, podem até prejudicar o corredor, como explica o treinador Rodrigo Lobo: Todos os alongamentos, se forem feitos de maneira intensa e prolongada, podem atrapalhar o rendimento na corrida. Quando se puxa um músculo, a dor sentida é causada pela ruptura das fibras musculares, que estão se adaptando para ficarem mais flexíveis – uma experiência traumática para o corpo – e estender essas pequenas lesões por muito tempo pode ser prejudicial. Isso pode ser especialmente perigoso quando fazemos alongamentos antes da corrida, situação em que os músculos são forçados. Em alguns músculos é necessário ter atenção especial, como os alongamentos que envolvem extensão da perna e flexão da coluna. Segundo Lobo, eles devem ser feitos de maneira gradativa e com o corpo já aquecido, pois são os mais perigosos quando falamos de possíveis problemas musculares.