Podemos controlar a resposta fisiológica através da respiração, que está muito ligada aos batimentos cardíacos. Se controlarmos a velocidade a que respiramos, podemos indiretamente controlar a frequência cardíaca e assim reduzir a resposta fisiológica da ansiedade.
O ioga é uma atividade especialmente recomendada, já que junta os benefícios do exercício físico com técnicas de respiração e relaxamento e pode ser extremamente benéfico para pessoas com ansiedade.
É muito importante identificar aqueles pensamentos catastrofistas, circulares, de ‘tudo ou nada’, que muitas vezes geram uma preocupação excessiva.
Se as interações sociais nos causam ansiedade, isolar-nos pode produzir um alívio momentâneo. No entanto, quanto mais tempo passarmos isolados, mais difícil vai ser sentirmo-nos à-vontade em contextos sociais. Nestas circunstâncias, o melhor é aprender a lidar com as situações que nos causam ansiedade.
Não nos devemos sentir culpados por não controlar a nossa ansiedade. No entanto, quando isso acontece devemos procurar ajuda profissional já que existe tratamento e é eficaz.