Quantos minutos de yoga por dia?

Hugo Leite
2025-08-03 06:10:13
Count answers
: 21
A prática é mais eficaz que o alongamento para a saúde cardiovascular.
Se não, uma pesquisa canadense recente constatou que há motivos para você começar a praticar a modalidade, nem que seja por apenas 15 minutos por dia:
ela pode ser uma forte aliada para reduzir a pressão arterial e melhorar a frequência cardíaca.
O primeiro treinava yoga por 15 minutos diários e o segundo fazia alongamentos pela mesma quantidade de tempo.
Os pesquisadores acompanharam 60 pacientes hipertensos durante três meses.
Os participantes foram submetidos a cinco exercícios físicos por semana e foram divididos em dois grupos.
De acordo com os resultados do estudo, o yoga é mais eficaz que o alongamento para melhorar a frequência cardíaca, reduzindo a pressão arterial e os riscos de doenças cardiovasculares.
Isso porque a modalidade exige um maior esforço do que o alongamento, apesar de ser uma atividade de baixo impacto.
Além disso, os autores do estudo também avaliaram que o yoga pode ser igual ao superior em benefícios cardiovasculares em comparação ao exercício aeróbico, porém mais estudos são necessários.
Como está associada a riscos reduzidos de eventos coronarianos e mortalidade, o yoga pode ser uma alternativa promissora para pacientes com chance de doença cardiovascular.
O grupo que praticou o yoga apresentou uma maior redução de lipídios, de glicose e de pressão arterial, entre outros índices.
Nossos achados são consistentes e relataram uma redução média na pressão arterial sistólica de 7,9 mm Hg e de 4,3 mm Hg na pressão arterial diastólica entre participantes após intervenção de yoga.
Segundo os pesquisadores, a redução da pressão arterial pode ser explicada pela hipótese de que o yoga afeta o sistema nervoso autônomo, reduzindo a concentração de cortisol, o chamado “hormônio do estresse”.
O yoga traz diversos benefícios para a saúde, além da nova descoberta do estudo.
A prática milenar ajuda a melhorar a consciência corporal, além de ajudar a melhorar o equilíbrio entre corpo e mente.
Seus principais benefícios são: Reduz a ansiedade; Expande a consciência; Favorece o emagrecimento (principalmente a modalidade power yoga); Fortalece os músculos; Melhora a postura; Melhora a respiração; Promove relaxamento; Alonga os músculos; Aumenta a concentração; Reduz o estresse; Aumenta o foco.

Wilson Pinto
2025-08-03 05:35:15
Count answers
: 20
Durante três meses, os participantes foram divididos em 2 grupos, que realizaram 15 minutos de ioga estruturada ou alongamento, além de 30 minutos de treinamento aeróbico 5 vezes por semana.
Os resultados mostraram que em ambos os grupos houve diminuição da pressão arterial sistólica e diastólica em repouso, da pressão arterial média e da frequência cardíaca.
No entanto, apenas os voluntários que fizeram ioga apresentaram maior redução da pressão arterial sistólica - 10 mmHg versus 4 mmHg com alongamento -, diminuição da frequência cardíaca em repouso e do risco cardiovascular de 10 anos, avaliado por meio da pontuação de risco de Reynold.
Embora haja alguma evidência de que as intervenções e exercícios de ioga tenham resultados cardiovasculares iguais ou superiores, há uma variabilidade considerável nos tipos de ioga, componentes, frequência, duração da sessão, duração e intensidade.
Procuramos aplicar uma abordagem científica rigorosa para identificar fatores de risco cardiovascular para os quais a ioga é benéfica para pacientes em risco e formas como ela pode ser aplicada em um ambiente de saúde, como um programa de prevenção primária.
Nosso estudo mostra que as práticas estruturadas de ioga podem ser uma adição mais saudável ao exercício aeróbico do que simplesmente alongamento muscular.
A prática, que teve origem na Índia antiga, pode reduzir a pressão arterial, a frequência cardíaca em repouso e melhorar o risco cardiovascular de uma pessoa em 10 anos.
A ioga faz parte das práticas espirituais e de exercícios de milhões de pessoas em todo o mundo.
Além de ser um ótimo alongamento, estudos anteriores mostraram que a atividade pode ajudar a aliviar os sintomas de fibrilação atrial e várias condições de saúde mental.
Para avaliar se a prática regular de ioga tem algum benefício cardiovascular, os pesquisadores recrutaram 60 pessoas com pressão alta e síndrome metabólica previamente diagnosticados para um programa de treinamento de exercícios.
Embora tenha sido demonstrado que a ioga beneficia pacientes hipertensos, o mecanismo responsável por esse efeito positivo não é totalmente compreendido.

Jorge Abreu
2025-08-03 05:01:15
Count answers
: 17
Estou tentando iniciar uma rotina de fazer ioga todos os dias e gostaria de saber se vale a pena fazer uma sessão de 15 minutos em dois horários distintos do dia.
Meu objetivo final é ser capaz de fazer pelo menos uma sessão de 30 a 45 minutos de uma só vez, mas será que fazer 30 minutos divididos em duas sessões diferentes ajudará nisso?
Como ainda sou novo, acho que meu corpo fica muito cansado se faço mais de 15 minutos de cada vez.