:

Como ganhar elasticidade e flexibilidade?

Dinis Leite
Dinis Leite
2025-08-05 11:59:24
Count answers : 19
0
A flexibilidade é como a resistência física: aumenta quanto mais trabalhamos nela e só permanece se continuarmos a exercitá-la. Ter um corpo mais flexível significa ter um corpo e músculos mais jovens, com maior amplitude de movimento. Ser mais flexível dá-nos mais elasticidade e permite movimentarmo-nos, nos diferentes exercícios que praticamos, com maior facilidade. Para ganhar elasticidade e flexibilidade, devemos seguir dicas como aquecimento, intensidade, tempo, frequência, body balance/pilates, comida, respiração e motivação. O aquecimento é o ponto de partida na nossa jornada em direção a um corpo mais flexível, e precisamos de preparar os nossos músculos e articulações para o exercício físico que se segue. A respiração adequada ajuda-nos a alongar corretamente, pois através da respiração podemos relaxar e simultaneamente relaxar os nossos músculos, o que lhes permitirá oferecerem menos resistência ao alongamento. Cada alongamento deve ser mantido por 15 a 30 segundos para influenciar a nossa flexibilidade. A grande variedade de posturas do body balance/pilates permitirá que adapte o treino da sua flexibilidade à sua condição física e à elasticidade do seu corpo. Existem alimentos que têm propriedades anti-inflamatórias e, portanto, são benéficos para as nossas articulações, como os peixes ricos em omega 3 e a cebola, que além de possuir propriedades anti-inflamatórias, contêm silício que favorece a elasticidade. Defina metas semanais – realistas – e veja como se surpreenderá a si próprio com a evolução que vai registar. É aconselhável ir acompanhando o seu progresso, por exemplo num diário e mesmo com fotografias, e verificar se estamos a progredir ou, se pelo contrário não o estamos a fazer, permitindo que vá verificando com o seu personal trainer, a melhor forma de o fazer.
Margarida Miranda
Margarida Miranda
2025-08-05 10:29:40
Count answers : 17
0
Combata o sedentarismo com a prática de exercícios de flexibilidade, mobilidade e fortalecimento, que em conjunto podem ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. Fazer 3 vezes e aguentar durante 30 segundos 1. Inclinar a cabeça para o lado, levando a orelha ao ombro. Repetir no lado oposto. 2. Esticar o braço contra o peito e manter o ombro longe da orelha. Depois, colocar a mão no ombro e a outra no cotovelo e esticar o braço para trás. Repetir com o outro braço. 3. Mão na parede e abrir o peito com o braço esticado. 4. Com os braços para cima, inclinar o tronco para um lado e depois para o outro. 5. Agarrar o pé com o joelho dobrado. Repetir para a outra perna. 6. Esticar a perna de trás com o calcanhar alinhado e no chão. 7. Esticar uma perna e tentar chegar ao pé com as duas mãos. 8. Borboleta: Pé contra pé, tentar chegar o tronco à frente. 9. Dobrar uma perna sobre a outra e puxar a perna de baixo. 10. Rodar o tronco. 11. Levar os glúteos aos calcanhares. Veja também alguns exercícios de mobilidade e fortalecimento que pode fazer em casa.
Rafael Paiva
Rafael Paiva
2025-08-05 08:16:56
Count answers : 20
0
Para ganhar elasticidade e flexibilidade, Execução do exercício: de pé, agarre o peito do seu pé e puxe-o para trás até o calcanhar ficar perto da sua nádega. Certifique-se de que sua anca permanece neutra e ligeiramente inclinada para a frente para sentir ao máximo o alongamento para a frente da sua coxa. Se tiver dificuldades com o equilíbrio, pode executar este alongamento em posição deitada, de barriga para baixo. Respiração : adote uma respiração lenta e controlada durante o exercício. Repetições: faça o alongamento 3 x 30 de cada lado, tentando aumentar a amplitude ao longo das 3 séries.