:

Qual é o melhor desporto aos 50 anos?

Emanuel Santos
Emanuel Santos
2025-08-20 06:53:30
Count answers : 20
0
A prática de atividade física previne o surgimento de doenças nos idosos e contribui para a manutenção do seu bem estar. Mesmo que ao longo da vida nunca tenha subido a uma árvore, diversos estudos comprovam o que o senso comum já pressentia: nunca é tarde para se começar a mexer. O exercício físico tem inegáveis benefícios em todas as faixas etárias, dos mais jovens aos mais idosos. De qualquer forma, qualquer atividade - e não apenas o desporto na terceira idade - deve ser antecipada de uma conversa com o médico, para melhor adequar o plano de exercícios, frequência e cuidados a tomar. Duração: Os exercícios devem ser realizados com regularidade e continuidade: 3 vezes por semana, 40 a 60 minutos por sessão. Ajustar os exercícios às capacidades e necessidades do indivíduo é indispensável, independentemente da idade. No caso de quem pratica desporto na terceira idade, há outros cuidados a ter, sobretudo se a atividade física não foi uma constante ao longo da vida. Modalidades: 1. Caminhadas É a atividade física que pode começar a fazer já. Uma hora por dia é suficiente para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, melhorar a coordenação motora e dar início a uma alteração de hábitos de vida sedentários para outros mais saudáveis. 2. Natação A natação é uma atividade com impacto reduzido nas articulações e permite uma maior amplitude de movimentos, estando indicada para tratar doenças como a artrite e osteoartrite. 3. Corrida Ao correr 30 minutos por dia, cinco dias por semana, melhora a respiração e o equilíbrio. 4. Bicicleta Não só trabalha o equilíbrio e a parte aeróbica, como fortalece os músculos das coxas, pernas e, especificamente, os gémeos – muito importantes para a autonomia do idoso. 5. Musculação no ginásio Exercícios repetitivos e com pouco peso são os ideais para não danificar as articulações, mas ajudar na respiração e circulação sanguínea. 6. Ioga e Pilates A flexibilidade e o equilíbrio são os principais benefícios destas práticas, além de que procuram igualmente a harmonia entre o aspeto físico e o mental. Ajudam no alívio das dores, fortalecem os músculos, aumentam a flexibilidade e diminuem o stresse.
Telmo Morais
Telmo Morais
2025-08-08 15:43:49
Count answers : 19
0
Se somar a isto o bem-estar físico e emocional que proporciona, tem todas as razões para praticar exercício depois dos 50 anos. DICA Ser fisicamente ativo na idade adulta reduz o risco de sofrer fratura da anca, tanto em mulheres como em homens, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Ivan Lourenço
Ivan Lourenço
2025-08-08 15:10:10
Count answers : 14
0
Os especialistas apontam os 50 anos como uma linha entre o antes e o depois na vida de uma pessoa. Mas o que as pessoas não sabem é que a melhor cura para essas doenças e características dos 50 anos é na realidade praticar exercício físico. Os médicos indicam que atividade física moderada praticada com regularidade, aliada a uma alimentação equilibrada, ajudam a combater praticamente tudo o que significa ter mais de 50 anos. Conheça as atividades mais adequadas para pessoas com mais de 50 anos. Obviamente, se for mais jovem poderá realizá-las também! Musculação e treino de resistência muscular, Andar, Corrida, Natação, Ciclismo e Pilates e/ou Body Balance são atividades ideais para quem tem mais de 50 anos. Agarparem-se a estas atividades irá melhorar a sua vida como um todo e registará melhorias evidentes!
Emanuel Nunes
Emanuel Nunes
2025-08-08 12:57:55
Count answers : 15
0
O seu nível de aptidão física e as suas preferências vão determinar qual o melhor desporto aos 50 anos. Convém sempre consultar um médico antes de iniciar uma rotina de exercícios, sobretudo se existir alguma condição médica pré-existente. Vamos agora a uma lista de desportos para que possa escolher qual o melhor desporto aos 50 anos para si, que quer começar uma nova etapa de uma vida mais longa e saudável. Caminhada: a caminhada ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças crónicas e ajuda a manter um peso saudável. Pilates: este exercício de baixo impacto ajuda a melhorar a flexibilidade, a força muscular e a postura. Yoga: é um exercício suave que proporciona flexibilidade, força muscular e saúde mental. Natação: a natação é uma ótima maneira de melhorar a saúde cardiovascular e a força muscular, ao mesmo tempo que reduz o impacto nas articulações. Musculação: ajuda a aumentar a força muscular e a densidade óssea, o que é especialmente importante para as pessoas mais velhas. A musculação é a melhor forma de conseguir combater a hipertrofia aos 50 anos.