Quais as modalidades da ginástica? Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Rítmica, Ginástica Trampolim, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos.
A Ginástica Artística é subdividida em Masculina e Feminina.
Ginástica Artística Masculina ou GAM - Aparelhos: Cavalo com alças, Argolas, Barras Paralelas, Barra Fixa, Salto e Solo.
Ginástica Artística Feminina ou GAF - Aparelhos: Barras Assimétricas, Trave de Equilíbrio, Salto e Solo.
A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade.
A ginástica de trampolim mescla esporte com acrobacias e espetáculo.
É uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originários da dança aeróbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da música, e interpretando-a.
É uma modalidade de grande exigência física e técnica, com a particularidade de exigir também aos seus praticantes uma boa expressão artística e ritmo musical.
É uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes.
É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias, grupos, clubes, escolas e etc.