Quais são os benefícios do Funcional infantil?

Edgar Freitas
2025-08-10 09:07:13
Count answers
: 14
O treino funcional contribui para esse processo ao envolver movimentos naturais, como agachar, correr, pular e empurrar.
Esses exercícios são baseados em padrões do dia a dia, promovendo um desenvolvimento motor equilibrado.
O treino funcional promove o desenvolvimento harmonioso de músculos e ossos ao trabalhar movimentos que envolvem o corpo como um todo.
Por estimular padrões naturais de movimento, o treino funcional melhora o controle corporal e a propriocepção.
Isso significa que as crianças ganham maior capacidade de equilibrar-se e realizar movimentos coordenados, habilidades fundamentais para o desenvolvimento físico e a prática de esportes.
Crianças ativas têm maior probabilidade de desenvolver uma percepção positiva sobre si mesmas.
Um estudo da Harvard Medical School destaca que o envolvimento em exercícios físicos reduz sintomas de estresse e ansiedade, enquanto promove a construção da autoconfiança e habilidades sociais.
O treinamento funcional reduz os riscos de obesidade e outras condições relacionadas ao sedentarismo infantil, como diabetes tipo 2.
Além disso, criar uma rotina de exercícios na infância favorece a manutenção de um estilo de vida saudável na fase adulta, como apontado pela World Health Organization (WHO).
Por se basear em movimentos funcionais, esse tipo de treino auxilia na realização de atividades cotidianas de forma mais eficiente.
Isso torna as crianças mais independentes e preparadas para enfrentar desafios físicos e cognitivos com mais facilidade.
Movimentos que melhoram a força, equilíbrio e flexibilidade.
Disciplina, foco e trabalho em equipe.
Respeito aos limites do próprio corpo e dos amigos.
O prazer em se movimentar, criando uma relação positiva com a atividade física.
Cada aula é planejada para envolver as crianças em brincadeiras e desafios que estimulam o corpo e a mente.
Os exercícios são supervisionados por profissionais especializados, garantindo segurança e eficiência.
Segundo a revista Journal of Strength and Conditioning Research, exercícios regulares contribuem para o aumento da densidade óssea em crianças, o que ajuda a prevenir problemas como fragilidade óssea e má postura no futuro.
A prática regular reduz os riscos de obesidade infantil, um problema crescente que afeta cerca de 19% das crianças nos Estados Unidos, segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
De acordo com a American Academy of Pediatrics (AAP), atividades físicas que combinam força, agilidade e coordenação são fundamentais para o crescimento saudável das crianças.
Quer que seu filho ou filha aproveite todos os benefícios do treino funcional em um ambiente seguro, estimulante e familiar?
Venha conhecer o Gracie Fit Infantil na Gracie Kore!
Entre em contato para agendar uma aula experimental e descubra como podemos ajudar seu pequeno(a) a crescer forte, saudável e feliz!

Salomé Matos
2025-08-10 06:31:52
Count answers
: 9
O treinamento funcional traz muitos benefícios como: o fortalecimento da região do CORE, treino de propriocepção, melhora dos padrões de movimentos, aumento da resistência e força.
Para as crianças, o treinamento funcional é mais indicado que a própria musculação, principalmente por propiciar uma maior coordenação motora e uma concentração constante durante a prática dos exercícios.
Trabalhos em grupos podem estimular as crianças, pois o treinamento funcional pode ser visto também como algo prazeroso e divertido, por serem exercícios variados e que respeitam muito as condições físicas de cada um.
Uma das grandes vantagens do treinamento funcional é que pode ser realizado em qualquer lugar, seja em casa, no parque, na academia.
No entanto, esses exercícios devem ser sempre realizados com supervisão de um professor de Educação Física, pois os riscos de lesão também existem e podem aumentar conforme o nível dos exercícios.

Ariana Simões
2025-08-10 04:43:23
Count answers
: 12
Como benefícios, temos: Desenvolvimento das capacidades físicas, assim como coordenação motora; Maior consciência corporal; Mais socialização tanto com a própria atividade em si quanto com a família; Melhoria do foco e da atenção; Melhor rendimento escolar; Maior habilidade criativa; Controle da obesidade; Ganho de resistência, flexibilidade, equilíbrio e agilidade; Noites de sonos mais reguladas e tranquilas. Uma vez que a atividade trabalha com movimentos do cotidiano como sentar, empurrar, agachar, etc., a experiência durante o treinamento é reforçado no dia a dia. Assim sendo, a prática também ajuda a evitar obesidade infantil além de outras doenças. O treinamento que se adapta ao universo infantil é muito mais eficaz no trabalho de incorporar à rotina da criança um hábito saudável para toda a sua vida.