Para fazer alongamentos para a coluna, é importante alongar sempre com segurança e cuidado, sendo especialmente cauteloso se tiver qualquer tipo de dor. Pode fazer estes alongamentos uma ou duas vezes por dia, mas se a dor piorar, ou se se sentir muito dorido, pare um dia e recomece, e se a dor persistir, deve consultar o seu médico.
Existem vários alongamentos que podem ajudar, como o Child’s Pose, que ajuda a aliviar a dor e a tensão ao longo da coluna vertebral, pescoço e ombros. Para fazer Child's Pose, coloque as mãos e os joelhos no chão, afunde os quadris para os apoiar nos calcanhares, dobre os quadris enquanto se estica para a frente, e descanse a barriga sobre as coxas.
Outros alongamentos como o Knees to chest, que relaxa os quadris, as coxas e os glúteos, e o Spinal twist, que aumenta a mobilidade na coluna vertebral e estica os abdominais, ombros e pescoço, também podem ser benéficos. O Cat-Cow é uma ótima maneira de acordar a coluna vertebral, esticando os ombros, pescoço e peito. Já o Downward-Facing Dog aumenta a força da parte superior do corpo e a flexibilidade.
Para cada um desses alongamentos, existem passos específicos a seguir, como segurar a pose durante um determinado período de tempo e respirar profundamente, libertando qualquer tensão.