Como ocupar os tempos livres dos idosos?

Leonardo Carneiro
2025-09-03 07:27:13
Count answers
: 16
O desenvolvimento de uma rotina e a ocupação do tempo com valor e significado traz benefícios pessoais, atividades como voluntariado, investir nas relações próximas, ter um animal de estimação, desenvolver e participar em atividades na comunidade são disso exemplo.
Atividades socioculturais em lares de idosos, companhia e dinamização de atividades com idosos no seu domicílio, pequenas limpezas e trabalhos de pintura em residências de idosos, apoio digital a idosos, são algumas das atividades que podem ser realizadas para ocupar os tempos livres dos idosos.
Além disso, pode-se colaborar com grupos e associações de defesa e apoio a animais, e realizar atividades no âmbito da educação ambiental e responsabilidade ecológica.
O Gabinete de Cultura dinamiza e promove a cultura na NOVA procurando contribuir para a formação integral dos estudantes, estimular a coesão e potenciar as ligações com a comunidade, disponibilizando um leque de atividades culturais aos seus alunos e funcionários, que atravessa a música, a fotografia, o vídeo ou a escrita.
O Gabinete de Desporto é responsável pela promoção enérgica e dinâmica da prática regular de atividade física na Universidade Nova de Lisboa, através da criação de espaços de estar para os estudantes, dinamização de actividades físicas e promoção da prática de modalidades desportivas.
Tem actividades físicas no Campus de Campolide, destinadas a todos aqueles que pretendem realizar exercício físico de carácter regular para ajudar a relaxar e manter um estilo de vida saudável.

Leonardo Andrade
2025-08-28 19:03:54
Count answers
: 13
As atividades de lazer são formas de ocupar os tempos livres, onde o Homem desfruta os prazeres da vida, a tranquilidade e o descanso. O lazer é um leque de práticas de desfruto do tempo disponível ou no trabalho, tendo como objetivo o descanso, o divertimento e o desenvolvimento da personalidade e da sociabilidade, onde o idoso se empenha de livre e espontânea vontade, dando-lhe prazer, contribuindo assim para o desenvolvimento pessoal. A maioria pouco ou nada lê, visto que muitos são analfabetos; o ver televisão é uma das atividades preferenciais, principalmente nos indivíduos institucionalizados; no que respeita a ouvir música, esta é uma atividade pouco explorada, no entanto no passear constata-se exatamente o contrário.
Conversar com amigos é o ex-libris das preferências dos idosos.
De acordo com investigações anteriores, constata-se que ver televisão e conversar com amigos são atividades preferenciais dos idosos na ocupação dos seus tempos livres.
Observa-se no estudo uma maior prática de atividades de lazer no grupo institucionalizado em relação ao grupo domiciliário, devido provavelmente há existência de programas específicos realizados nas instituições, assim destaca-se a necessidade do lazer nesta fase da vida, com vista à manutenção dos seus interesses ocupacionais e ao aumento das atividades recreativas, com o objetivo de ocupar o tempo e tornar os últimos anos de vida satisfatórios e produtivos.

Henrique Moreira
2025-08-21 16:47:39
Count answers
: 9
Ocupar o tempo livre do idoso é propor-lhe lazer, é oportunidade que cada um tem para si, para fazer o que gosta, para conviver com quem estima, para se expressar como pessoa.
Destas atividades podemos destacar:
O exercício físico é um complemento indispensável para a vida de um idoso, pois melhora a sua flexibilidade e aumenta o nível de resistência dos músculos.
A dança é, sem dúvida, uma atividade alegre e bem-disposta que estimula a mente, pois obriga o cérebro a tomar decisões muito rápidas na realização das mais variadas coreografias.
Os idosos podem dedicar o seu tempo à criação de algo novo que esteja relacionado com as artes plásticas, como o desenho, a pintura e a escultura ou as artes cénicas, como a dança e o teatro.
Fazer viagens é um dos passatempos mais divertidos e enriquecedores que uma pessoa pode realizar.
Podem ser desenvolvidas em diferentes campos como o cinema, o teatro, leituras, cursos, palestras, entre muitas outras.
Cultivar um jardim ou cuidar de uma horta é uma atividade terapêutica que combina o exercício físico com a criatividade e o ar livre.

Vitória Jesus
2025-08-11 08:45:20
Count answers
: 26
Sublinha-se também a importância da ocupação do tempo livre para o bem-estar e equilíbrio do idoso.
É importante proceder a uma intervenção sócio-educativa, numa perspectiva de educação permanente, em que os idosos se tornem agentes do seu próprio desenvolvimento, colaborando assim para que os idosos tenham um envelhecimento mais activo, ajudando-os a envelhecer com dignidade.
Todavia, os resultados das análises efectuadas demonstram que os idosos, na sua maioria, sentem faltam de actividades para ocupar o tempo livre que dispõem, sentindo-se muitas vezes sozinhos, desprotegidos e com falta de objectivos de vida.
Deste modo, a criação de várias actividades surgem para colmatar algumas das necessidades sentidas pelos idosos nesta fase da vida.
Todos eles, cooperaram de forma entusiasta e participativa nas várias actividades e os resultados demonstraram a importância da existência de projectos como este.