Quando comparamos pessoas acima de 70 anos que praticam exercícios de força com aquelas que não praticam, percebemos que as primeiras possuem significativamente mais massa muscular.
Para pessoas com dificuldade de equilíbrio, por exemplo, utilizamos uma cadeira como apoio, e para quem tem mais limitações, os exercícios podem ser feitos sentados na cadeira ou até deitados na cama.
O mais importante é desafiar o corpo de maneira gentil, com carinho e respeito aos limites individuais.
Isso demonstra que, apesar do envelhecimento, é possível preservar a musculatura com exercícios adequados, segundo Alfieri.
De acordo com Alfieri, os exercícios devem colocar o músculo em ação e gerar tensão suficiente para que ele se fortaleça.
Estratégias incluem musculação em academias ou treinos com personal trainer.
No entanto, por questões financeiras ou geográficas, essas opções podem não ser acessíveis para todos, pondera o professor.
Nesse caso, sugiro exercícios realizados em casa, prescritos por um profissional de educação física habilitado.
Modalidades como pilates, ioga, hidroginástica e caminhadas também complementam muito bem o fortalecimento muscular, elenca.
O professor recomenda que as atividades sejam incluídas, inicialmente, de duas a três vezes na semana, em sessões de 20 a 30 minutos, sempre no mesmo horário para facilitar a criação de um hábito.
A consistência é mais importante do que a intensidade inicial.
Pequenos passos ajudam o corpo a se adaptar, e criar uma rotina diária contribui para a motivação e os resultados a longo prazo, afirma.
Com o tempo e o ganho de confiança e condicionamento, é possível aumentar a frequência de atividade física para até quatro ou cinco vezes na semana.
Durante as aulas, sugiro opções para aumentar a intensidade, como executar os exercícios em maior velocidade ou aumentar a amplitude dos movimentos.
Por exemplo, se um exercício causar dor no joelho, oriento realizá-lo de forma mais lenta e com menor amplitude, sempre respeitando os limites do corpo para garantir uma progressão saudável e segura, orienta.