Uma aula de Pilates deve ser elaborada com objetivos bem definidos, considerando as necessidades e habilidades individuais dos alunos.
Os objetivos devem ser traçados de acordo com os princípios do Pilates, que são: Precisão, Fluidez, Controle, Concentração, Respiração e Centralização.
A aula deve ser planejada de acordo com o espaço e os equipamentos disponíveis, considerando o nível de desenvolvimento dos alunos e ajustando as molas e pesos para evitar sobrecarga ou simplificação de exercícios.
Um aquecimento é importante para preparar os alunos para a aula, trazendo-os para o momento presente e evitando lesões.
Os exercícios devem ser elaborados de acordo com os objetivos, considerando a mobilidade, estabilidade e fortalecimento necessário para cada aluno.
A aula deve ter um equilíbrio, com um número de exercícios por equipamento e outros que envolvam mobilidade, estabilidade e movimento.
A finalização da aula deve ser planejada para reduzir o ritmo cardíaco e o fluxo respiratório, com alongamento e relaxamento para deixar a lembrança de prazer e liberação de serotonina.
O planejamento da aula deve estar em consonância com o planejamento semanal e mensal, considerando as expectativas de cada aluno.