:

Como deve ser uma aula de Pilates?

Álvaro Lourenço
Álvaro Lourenço
2025-10-08 13:24:16
Count answers : 13
0
Uma classe de dor lombar, de membro superior ou para idosos acaba por ser composta por exercícios completamente distintos. Com uma população bem definida, os objetivos da classe acabam por ser facilmente estabelecidos. Trabalhar com população jovem, por exemplo, está fortemente associado à correção de postura. Mesmo trabalhando com a mesma patologia/faixa etária, é importante a consciência de que nem todos os elementos da turma podem estar ao mesmo nível, podendo ser necessário introduzir diferentes níveis de um mesmo exercício dentro da mesma classe. A postura a utilizar é outro ponto importante a ter em conta. Quantas posturas utilizar durante uma classe? Que cuidados a ter com cada uma delas?
Alexandre Brito
Alexandre Brito
2025-10-08 11:54:40
Count answers : 12
0
Uma aula de Pilates deve ser elaborada com objetivos bem definidos, considerando as necessidades e habilidades individuais dos alunos. Os objetivos devem ser traçados de acordo com os princípios do Pilates, que são: Precisão, Fluidez, Controle, Concentração, Respiração e Centralização. A aula deve ser planejada de acordo com o espaço e os equipamentos disponíveis, considerando o nível de desenvolvimento dos alunos e ajustando as molas e pesos para evitar sobrecarga ou simplificação de exercícios. Um aquecimento é importante para preparar os alunos para a aula, trazendo-os para o momento presente e evitando lesões. Os exercícios devem ser elaborados de acordo com os objetivos, considerando a mobilidade, estabilidade e fortalecimento necessário para cada aluno. A aula deve ter um equilíbrio, com um número de exercícios por equipamento e outros que envolvam mobilidade, estabilidade e movimento. A finalização da aula deve ser planejada para reduzir o ritmo cardíaco e o fluxo respiratório, com alongamento e relaxamento para deixar a lembrança de prazer e liberação de serotonina. O planejamento da aula deve estar em consonância com o planejamento semanal e mensal, considerando as expectativas de cada aluno.