:

Quais os melhores alongamentos para idosos?

Tomás Neto
Tomás Neto
2025-10-29 21:00:38
Count answers : 25
0
Os alongamentos mais indicados para idosos incluem: Alongamento do pescoço, que deve ser feito esticando o pescoço e trazendo lentamente o queixo em direção ao peito e virando a cabeça de um lado para o outro, mantendo cada posição por 15 segundos. Alongamento do ombro e do braço, que pode ser realizado segurando uma toalha em uma mão sobre a cabeça e deixando-a cair atrás da cabeça e nas costas, pegando a outra extremidade da toalha com a outra mão e puxando-a suavemente até sentir um alongamento. Alongamento do peito, que pode ser feito estendendo os dois braços para o lado, com as palmas voltadas para a frente, e voltando com as mãos até sentir um alongamento no peito e na frente dos braços. Alongamento do tornozelo, que pode ser realizado sentando-se em uma cadeira e lentamente movendo o pé para cima e para baixo e de um lado para o outro, mantendo cada posição por 30 segundos e repetindo com o outro pé. Alongamento do quadril, que pode ser feito deitado de costas, trazendo um joelho para o lado do corpo, descansando o pé contra a perna oposta e empurrando suavemente o joelho dobrado até sentir um alongamento. Alongamento das costas, que pode ser realizado deitado de costas, joelhos dobrados e pés juntos, mantendo os pés apoiados no chão, e abaixando as pernas para um lado, torcendo o tronco até sentir um alongamento, segurando e repetindo do outro lado.
Micael Ferreira
Micael Ferreira
2025-10-22 14:34:28
Count answers : 15
0
Alongar a base do nosso corpo é fundamental para manter o bom equilíbrio e fortalecer os músculos. Por isso, procure alongar os quadríceps, posteriores de coxa, adutores, glúteo e panturrilha. Com uma mão apoiada em uma parede, puxe a ponta de um dos pés para trás, dobrando o joelho e repita o exercício com a outra perna. O alongamento dos membros superiores é essencial para promover a melhora da coordenação motora. Sendo assim, lembre-se de sempre fazer o alongamento dos braços, punho e ombros, variando sua rotina todos os dias. Com o braço direito, puxe o braço esquerdo para frente do corpo na direção contrária, alongando o ombro. Faça o mesmo com o outro braço. Também importantes para o equilíbrio, os alongamentos de tronco e pescoço não devem ser dispensados. Sendo assim, lembre-se de alongar eretores da coluna, abdômen, dorsais e pescoço. Uma ótima maneira de alongar o pescoço é cruzando as mãos atrás da cabeça e forçando delicadamente a cabeça para baixo. O mesmo pode ser feito para cima, empurrando o queixo com a ponta dos dedos.
Catarina Martins
Catarina Martins
2025-10-13 05:53:24
Count answers : 19
0
Os exercícios de alongamento para idosos favorecem o bem-estar físico e emocional, além de aumentarem a flexibilidade dos músculos e articulações e melhorarem a circulação sanguínea e o equilíbrio. 1. Joelho no peito Deitar no chão, ou sobre um tapete, com a barriga para cima, dobrar uma das pernas, levando-a em direção ao peito, e segurar em cima do joelho com cuidado. 2. Esticar as pernas Sentar no chão, ou sobre um tapete, com as pernas juntas e esticadas à frente do corpo. 3. Alongamento lateral do tronco Ficar de pé, abrir as pernas a uma largura um pouco maior que a quadril e manter o quadril estabilizado. 4. Alongamento dos ombros Sentar em uma cadeira firme ou ficar de pé. Veja, no vídeo a seguir, outros exercícios de alongamento para melhorar a circulação sanguínea, a mobilidade e o bem-estar: Alongamento para o Dia a Dia 01:08 | 506.234 visualizações