O power yoga pode ser o que procura se você está em busca de uma modalidade de yoga que exercite o corpo inteiro, por dentro e por fora de uma forma mais ativa e, além disso, melhore a concentração e reduza o estresse.
Na verdade, ele é uma variação do yoga, porém mais dinâmica, ideal para quem aprecia a prática, mas sente necessidade de algo mais intenso.
Por isso, tem sido muito praticado nas academias de ginástica — por ser, essencialmente, um tipo de yoga mais vigoroso.
Ele conta com a influência de outros métodos, como ashtanga vinyasa, que se baseia na execução de movimentos fluídos, sincronizados e com sequências mais conectadas.
O objetivo dessa modalidade de yoga é promover um forte trabalho muscular e aeróbico, sem deixar de lado a concentração e respiração muito exercitados no yoga, nas suas modalidades mais tradicionais.
Sua prática está indicada para aquelas pessoas que buscam a filosofia do yoga, porém visando a definição muscular e a queima calórica, já que os asanas são executados em um espaço curto de tempo e não em movimentos vagarosos, como no yoga tradicional.
O power yoga busca o autoconhecimento por meio dos asanas (posturas) e pranayamas (exercícios respiratórios), usados na prática como ferramentas para trabalhar o corpo físico e expandir a visão interior.
Contudo, trata-se de uma variação onde os movimentos são mais intensos, exigindo mais esforço físico.
Isso não quer dizer que para a prática de power yoga o praticante tenha que ser um atleta, de forma alguma!
Apesar de a prática exigir, sim, mais esforço físico, a aula pode ser adaptada ao ritmo do aluno de acordo com as condições e capacidades de cada um.