Criada pelo fotógrafo Peter Krogh em seu livro de 2009 Digital Asset Management for Photographers, a estratégia de backup 3-2-1 pede para você:
Mantenha três cópias dos seus dados: o original e pelo menos duas cópias.
Use dois tipos diferentes de mídia (ou seja, dispositivos) para armazenamento caso um tipo seja afetado por algum tipo de evento adverso, como um hacker.
Mantenha sempre uma cópia dos dados fora do local para eliminar o potencial de perda de dados devido a uma falha específica do local.
A principal vantagem da estratégia de backup 3-2-1 é que ela contabiliza várias maneiras de perder dados.
Ele também oferece flexibilidade sobre como fazer backup de seus dados, pois é uma regra geral e, portanto, considerada uma estratégia básica.
Além disso, é simples e fácil para qualquer pessoa, de indivíduos a grandes empresas, e é facilmente aplicado a qualquer tipo de escala ou situação de armazenamento de dados.
A estratégia de backup de dados 3-2-1 existe há 14 anos, o que é um longo tempo no mundo da tecnologia em rápida evolução.
Dessa forma, provavelmente é devido a uma atualização para considerar novos tipos de formas de perda de dados.
Uma estratégia de backup mais recente adiciona outro “1” à estratégia de backup 3-2-1 para melhorar a proteção de dados.
A estratégia de backup 3-2-1-1
Para uma camada extra de proteção, a IDC recomenda armazenar uma cópia dos seus dados em armazenamento imutável ou na nuvem.
Ao contrário da criptografia de dados, a imutabilidade não tem chave.
Portanto, não há como “ler” ou revertê-lo.
Com essa etapa extra, a estratégia de backup 3-2-1 se torna uma estratégia de backup 3-2-1 atualizada e muito mais eficaz.