:

Qual a melhor atividade física para adolescentes?

Isaac Barbosa
Isaac Barbosa
2025-08-29 11:52:10
Count answers : 30
0
A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos. Torne a atividade física divertida: Procure atividades que o adolescente goste. Seja praticando um esporte em equipe, dançando, andando de bicicleta ou simplesmente brincando ao ar livre. Inscreva-o em atividades extracurriculares: Esportes, dança, artes marciais e outras atividades extracurriculares são ótimas opções para que os adolescentes pratiquem exercícios físicos e socializem. Além de contribuir para o desenvolvimento físico, a prática regular de exercícios traz uma série de benefícios para a saúde mental dos adolescentes. A atividade física ajuda a controlar o estresse, a ansiedade e a depressão, comuns nessa fase da vida. Além disso, ela melhora a autoestima, o sono e a concentração, o que reflete positivamente no desempenho escolar. A prática regular de exercícios ajuda a fortalecer os ossos e os músculos, prevenindo lesões e osteoporose. A atividade física contribui para a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. A prática de exercícios ajuda a controlar o peso e a prevenir a obesidade, um problema cada vez mais comum entre os adolescentes. Sentir-se mais forte e saudável aumenta a autoestima dos adolescentes e os ajuda a se relacionar melhor com os outros. A atividade física é uma ótima maneira de aliviar o estresse e a ansiedade, comuns na adolescência.
Rita Rodrigues
Rita Rodrigues
2025-08-20 06:39:46
Count answers : 15
0
A melhor atividade física para a criança é aquela de que ela gosta. Para que isso aconteça, a criança precisa ter contato com o máximo de opções possíveis. Se a obrigamos a fazer uma atividade que ela não tenha prazer, pode desanimar, desistir e deixar de fazer outras modalidades pela experiência frustrante naquele esporte que não agradou. Isso pode ter um impacto negativo, resultando no abandono da atividade e no desincentivo à atividade física, mesmo na idade adulta. Para meninas, atividades terrestres devem ser incentivadas desde pequenas para melhorar o ganho de massa óssea e evitar osteoporose na idade adulta. Pode ser dança, algum esporte de quadra ou o que quiser, desde que seja uma atividade física terrestre. É necessário porque existe um ganho de massa óssea proporcional à atividade que a criança fizer.
Íris Silva
Íris Silva
2025-08-08 19:02:23
Count answers : 15
0
A melhor atividade física para adolescentes é aquela que eles mais se identificam e que tem um lado lúdico. É sempre recomendável conversar com o pediatra ou o hebiatra sobre as atividades que o filho pratica ou quer praticar, principalmente para aqueles que convivem com alguma condição médica. No caso de adolescentes que têm a intenção de realizar exercícios mais intensos, como musculação, a dica é ter sempre a orientação de um profissional de educação física e acompanhamento médico. Para adolescentes de 12 a 17 anos, os esportes competitivos estão liberados, como basquete, tênis, vôlei, handebol, atletismo e ginástica olímpica. Os jovens também podem saltar, nadar, fazer hidroginástica ou equitação e pedalar. Já a musculação é indicada após o estirão de crescimento, que pode ocorrer em diferentes idades, variando de adolescente para adolescente. É importante respeitar o tempo da criança e garantir que as atividades tenham um lado lúdico, sobretudo na primeira infância, para despertar nas crianças e adolescentes o gosto por estar sempre em movimento. Tomando os cuidados necessários, as atividades físicas só trazem benefícios.
Álvaro Matias
Álvaro Matias
2025-08-08 19:01:44
Count answers : 26
0
Há diversos exercícios físicos que podem ser praticados por adolescentes. Natação traz benefícios como o fortalecimento da capacidade respiratória e do aumento da oxigenação do cérebro e da resistência física. Corrida é um exercício completo para quem quer melhorar o sistema cardiovascular, respiratório e ainda emagrecer. Artes marciais e lutas ensinam técnicas de defesa, promovem a disciplina, combatem a obesidade, otimizam a coordenação motora, aumentam a força e o condicionamento físico, além de melhores questões como flexibilidade, autocontrole e sentido de alerta. Esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol e até mesmo atletismo e ginástica artística são ótimos para seres praticados na adolescência, pois trazem benefícios como: Desenvolvimento da coordenação motora; Aprimoramento das habilidades cognitivas; Trabalho dos pontos de coordenação, equilíbrio, força e competitividade. Danças ajudam a queimar calorias, trabalham o ritmo, a coordenação, a flexibilidade, o fôlego, o equilíbrio, a postura, a comunicação e a autoestima. A musculação é a atividade física para adolescentes que mais gera dúvidas, pois há o mito de que malhar os músculos influencia negativamente no crescimento corporal. A lista de exercícios físicos para adolescentes é enorme e não é necessário escolher apenas uma atividade. O importante é que o jovem goste e exercite-se constantemente para colher todos os benefícios para sua saúde.
Lorena Vieira
Lorena Vieira
2025-08-08 18:50:06
Count answers : 10
0
Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos: Fazer pelo menos 60 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa. Incluir atividades aeróbicas, como correr, nadar ou andar de bicicleta. Realizar atividades de fortalecimento muscular e ósseo, como escalar, fazer flexões, saltar ou correr, pelo menos três dias por semana. Já os adolescentes e jovens, de 13 anos em diante, podem fazer tudo, inclusive treinamento de força e exercícios de resistência, sempre com orientação adequada de profissional para evitar lesões. A partir dos 6 até os 12 anos já é recomendado fazer até 60 minutos de atividade física moderada por dia, como: futebol, basquete, ginástica, natação, entre outros exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos.