:

É possível praticar parkour na escola?

Kyara Domingues
Kyara Domingues
2025-07-19 01:58:26
Count answers : 14
0
Na escola, podemos adaptar a prática do Parkour às necessidades e habilidades dos estudantes para incluir vivências dessa prática nas aulas de Educação Física. Para isso é fundamental observar os obstáculos que o meio ambiente da escola pode nos oferecer, determinar as técnicas para transpor os obstáculos e os procedimentos e equipamentos de segurança necessários. O Parkour surgiu como uma Prática Corporal de Aventura Urbana que busca superar com movimentos acrobáticos os obstáculos que o meio ambiente urbano desafiador pode oferecer. A palavra Parkour é de origem francesa e significa percurso, e então a prática do Parkour é na verdade um percurso de obstáculos urbanos encontrados nas calçadas, praças e pistas da cidade. Assim, ao considerarmos o ambiente escolar e identificarmos possíveis obstáculos como arquibancadas, muretas, bancos, torna-se possível adaptá-los para a prática do Parkour.
Filipe Garcia
Filipe Garcia
2025-07-12 19:11:13
Count answers : 18
0
Não é saltar propriamente, mas é uma prática integrativa entre o traceur e o traceur adaptado. Podemos também com mudanças de direção, rampas e trabalho em dupla. Mas… e cadeirantes e a fins? É para todos? Sim. É possível montar o trajeto para que o traceur e o cadeirante lado a lado, executem os movimentos, um pode transpor as barreiras com o salto e retornar até o outro, onde o movimento mais preciso e inclusivo para ambos é o traçado com alguns obstáculos como tatames, pequenos degraus e a fins. Resolvi em meu planejamento deste ano, adotar no primeiro bimestre o parkour a fim de estimular os alunos que, depois de tanto tempo fora do ambiente escolar, pouco se movimentaram e pouco receberam estímulos para tal. Concordo com o meu parceiro, professor Jhow, que os percursos e trajetos podem e devem ser adaptados para todos.
Mia Baptista
Mia Baptista
2025-07-10 14:41:06
Count answers : 18
0
Pode ser praticado nas praças, parques e até no quintal. Breno, 13 anos, do 8o ano do Colégio Suller Garcia, em Itaquera, São Paulo, viu um vídeo de parkour e quis aprender. Costumo praticar só quando o professor ou um adulto está olhando, diz. Foi Nick quem inspirou Ícaro, 4 anos, da escola Projeto Criando, de Guarulhos, a fazer uma aula no Start Park. Ícaro adora pular de um lugar para o outro e superar obstáculos, como subir uma rampa correndo. As irmãs gêmeas Rafaella e Manuella, 10 anos, do 5o ano da Escola Cidade Maia, em Guarulhos, começaram o curso após jogar Roblox. Não há idade certa ou tipo físico específico para praticar, todos podem tentar. É importante ter um bom acompanhamento e começar com movimentos básicos, como saltar de um ponto a outro. A consciência dos riscos é a maior dica de segurança do esporte. Ensinamos o aluno a reconhecer quais os seus limites e o que pode fazer sem se machucar.
Patrícia Pinheiro
Patrícia Pinheiro
2025-07-03 10:41:46
Count answers : 21
0
É possível praticar parkour na escola. Principalmente no começo, é indicado que qualquer praticante faça saltos, giros e movimentos no solo. Com o tempo, a pessoa melhora o equilíbrio e força e, então, passa a se desafiar cada vez mais. Um local que ofereça essa modalidade de aula é um espaço seguro. Isso pode auxiliar, também, com que o seu filho tenha uma maior noção dos próprios limites e evitar de se colocar em risco para não se machucar. Dificilmente, uma aula de Parkour será individual. Um grupo é formado e as crianças interagem entre si, se apoiando e se divertindo juntas. Não há um ambiente de competições no Parkour Kids, mas sim de incentivo. Assim, as crianças conseguem se relacionar de uma maneira muito saudável e positiva. Algo que muitos esportes inspiram, seja em adultos ou em crianças, é a disciplina. No caso da criança, ela passa a entender que quanto mais se dedicar, melhor ela pode desempenhar os movimentos.
Alice Monteiro
Alice Monteiro
2025-06-20 03:49:33
Count answers : 21
0
Nesta aula, mostramos que é possível levar este esporte para dentro da escola de forma leve, simples, segura e divertida.