:

Qual é a principal função da equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN) no contexto da nutrição parenteral?

Eduarda Pinto
Eduarda Pinto
2025-07-07 16:18:36
Count answers : 18
0
A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do HC-UFG/Ebserh é uma equipe multidisciplinar de natureza consultiva e que tem por finalidade a avaliação permanente de todas as etapas da terapia nutricional ENTERAL e PARENTERAL. A EMTN é um grupo formal e obrigatoriamente constituído de, pelo menos um profissional médico, farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, habilitados e com treinamento específico para a prática da TN. Garantir assistência nutricional efetiva, de forma a prevenir e tratar a desnutrição intra-hospitalar, buscando promover o cuidado integral, seguro e efetivo para o paciente, além da eficiência na gestão e contribuir para a capacitação dos profissionais envolvidos. A EMTN tem atuado principalmente com a Terapia de Nutrição Parenteral (TNP). Auxiliar e capacitar os profissionais de saúde da assistência quanto a todos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) que envolvem a Terapia Nutricional Enteral e Parenteral no HC. No regimento interno encontram-se detalhes das atribuições dos profissionais da equipe.
Gabriel Garcia
Gabriel Garcia
2025-07-02 13:21:31
Count answers : 16
0
O nutricionista compõe obrigatoriamente a equipe multidisciplinar de terapia nutricional. Em relação à nutrição parenteral, possui como atribuições: Avaliar os indicadores nutricionais subjetivos e objetivos, com base em protocolo preestabelecido, de forma a identificar o risco ou a deficiência nutricional e a evolução de cada paciente, sugerindo a necessidade de suporte nutricional parenteral quando necessário. Avaliar qualitativa e quantitativamente as necessidades de nutrientes baseadas na avaliação do estado nutricional do paciente, sugerindo os requerimentos de nutrientes que devem ser prescritos. Além destas atribuições, também são atividades dos nutricionistas: Acompanhar a evolução nutricional dos pacientes em TN, independente da via de administração. Garantir o registro, claro e preciso, de informações relacionadas à evolução nutricional do paciente. Participar e promover atividades de treinamento operacional e de educação continuada, garantindo a atualização dos seus colaboradores. Desta forma, o nutricionista pode sugerir à equipe a necessidade da nutrição parenteral, bem como os requerimentos de nutrientes necessários ao paciente para subsidiar a prescrição. Embora a prescrição da nutrição parenteral não seja uma competência do nutricionista, seu papel na avaliação, planejamento e monitoramento do suporte nutricional é de extrema importância para garantir uma abordagem integral e de qualidade ao paciente que necessita desse tipo de terapia.
Mauro Nogueira
Mauro Nogueira
2025-06-20 22:52:10
Count answers : 20
0
A equipe multiprofissional é definida como grupo que pode ser constituído de médico, farmacêutico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista. Estes, devem ser habilitados e com treinamento específico para a prática da terapia nutricional. Tendo como objetivo identificar pacientes que tenham indicação de terapia nutricional, bem como direcionar a respeito da escolha da melhor forma de alimentação, seja por via oral, enteral ou parenteral. Também são atribuições da equipe: definir metas técnico-administrativas, realizar triagem e vigilância nutricional, avaliar o estado nutricional, assegurar condições ótimas de indicação, prescrição, preparação, armazenamento, transporte, administração e controle da terapia; educar e capacitar a equipe; criar protocolos, analisar o custo e o benefício e traçar metas operacionais da EMTN. A indicação e a prescrição médica da Terapia Nutricional Parenteral (TNP). Avaliar indicadores nutricionais, acompanhar a evolução nutricional independente da via de administração. Prescrever os cuidados de enfermagem na TNE e administração da NP, observadas as recomendações das boas práticas da nutrição enteral e parenteral. Orientar a administração de medicamentos por cateter de nutrição enteral aos indivíduos sob TNE. Recomenda-se, ainda, ao farmacêutico, a competência para realizar as operações inerentes à compra, ao desenvolvimento, à preparação (avaliação farmacêutica, manipulação, controle de qualidade, conservação e transporte) da NP, atendendo às recomendações das Boas Práticas de Preparo da Nutrição Parenteral (BPPNP).
Renata Gaspar
Renata Gaspar
2025-06-20 20:40:34
Count answers : 14
0
Essa equipe é a responsável por administrar a Terapia Nutricional, um conjunto de procedimentos que busca a recuperação e a manutenção da saúde nutricional do paciente. Os profissionais envolvidos cuidam tanto da nutrição enteral quanto da parenteral. A EMTN investiga pacientes em risco de nutrição ou desnutridos, bem como, aqueles com dificuldades na absorção de nutrientes. A equipe se encarrega de criar diretrizes e processos para a triagem, a identificação de riscos nutricionais e as terapias mais viáveis para a recuperação dos pacientes. EMNT trabalha para estabelecer os padrões necessários para o gerenciamento das Terapias Nutricionais. É um conjunto de rotinas integradas, em que cada profissional exerce uma atividade, buscando proporcionar uma nutrição adequada a cada paciente. A equipe trata dos cuidados com gastrostomias e jejunostomias, entre outras necessidades alimentares especiais, como dietas restritivas, curativos, controle de volume dos resíduos e a reidratação. O trabalho de uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional é fundamental para atender a essas diferenças. Os profissionais envolvidos precisam entender o perfil dos pacientes e identificar a melhor abordagem terapêutica e os riscos que ela oferece para cada um. Também é importante para reduzir os riscos de complicações, infecções e problemas gastrointestinais e metabólicos, que são inerentes ao ambiente hospitalar. Ela deve contar com, pelo menos, um médico, um nutricionista, um farmacêutico e um enfermeiro. Quem comanda a equipe é o coordenador clínico que, de modo geral, é um médico com título de especialista. A especialidade que mais se destaca nessa área é a nutrologia, diretamente ligada à adequação nutricional. Enquanto isso, o nutricionista cuida da dieta e das refeições. Já o farmacêutico analisa a melhor aplicação e as possíveis interações dos medicamentos com os alimentos e o enfermeiro auxilia os demais profissionais em todas as etapas. Todos os integrantes participam do processo de triagem de risco e de avaliação nutricional. Essa integração entre os membros da EMTN é fundamental para assegurar um tratamento adequado aos pacientes hospitalizados. De qualquer modo, a obrigatoriedade da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional no ambiente hospitalar e seu papel estratégico, só demonstram o quanto a área da nutrologia tem grande potencial na medicina.