Quem pode fazer reabilitação física?

Joana Moura
2025-06-05 06:54:08
Count answers
: 12
A recuperação e a reabilitação física de pacientes são privativas dos Fisioterapeutas.
O trabalho do Educador Físico é predominantemente educativo e preventivo na área de atividades físicas e esportivas,
enquanto o Fisioterapeuta tem como função principal a recuperação e reabilitação física de pacientes.
O referido normativo procurava admitir que profissionais sem a qualificação adequada atuassem no tratamento de lesões e na recuperação de pessoas enfermas nos hospitais,
o que contraria o rol de atividades relacionadas aos educadores físicos.
O COFFITO, ao impugnar o referido dispositivo, alegou que se a resolução questionada não fosse suspensa,
a saúde da população estaria em risco.

Fábio Andrade
2025-05-30 16:59:47
Count answers
: 15
A reabilitação eficaz e bem sucedida deve ter por base uma equipa multidisciplinar, composta por Fisiatras, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Terapeutas ocupacionais, Terapeutas da fala, Auxiliares de acção médica, Assistentes sociais e Psicólogos.
Este grupo de profissionais de saúde devem articular-se entre si, possuindo objectivos em comum para os quais devem trabalhar em sintonia.
Notas que quanto mais grave, complexo e incapacitante é o caso, mais vantagem tem na intervenção de uma equipa multidisciplinar.
Com estes profissionais credenciados, a intervenção é baseada na evidência científica de forma a que a reabilitação da pessoa afectada funcionalmente por doença ou traumatismo, seja rapidamente integrada na sociedade.
Na Fisioterapia Lisboa pode contar com uma equipa de Fisioterapeutas focados na sua reabilitação física.

Catarina Morais
2025-05-22 00:53:11
Count answers
: 14
O trabalho do Educador Físico é predominantemente educativo e preventivo na área de atividades físicas e esportivas, enquanto o Fisioterapeuta tem como função principal a recuperação e reabilitação física de pacientes. O referido normativo procurava admitir que profissionais sem a qualificação adequada atuassem no tratamento de lesões e na recuperação de pessoas enfermas nos hospitais, o que contraria o rol de atividades relacionadas aos educadores físicos. O Fisioterapeuta tem como função principal a recuperação e reabilitação física de pacientes.

Sara Cruz
2025-05-21 21:07:12
Count answers
: 14
A reabilitação pode ser essencial se a pessoa sofreu um AVC, passou ou está há um longo tempo acamada ou no hospital, teve uma lesão na espinha que levou à perda ou redução de movimentos, teve um infarto, ou na terceira idade, momento da vida em que há chances de aparecerem sintomas de Parkinson, Alzheimer, câncer e artrite, bem como alto risco de quedas e de fraturas nas pernas e quadril. A reabilitação também atua em casos de doenças que comprometem o sistema respiratório, visando reduzir a falta de ar e até a expectoração.
Cerca de 15% da população mundial tem algum tipo de dificuldade para interagir com as coisas que a cercam, de acordo com a OMS.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, reabilitação nada mais é do que um conjunto de medidas que tem como objetivo ajudar pessoas que sofrem de alguma deficiência ou incapacidade, ou que têm algum risco de virem a sofrer disso a manterem-se funcionando com qualidade de vida e interagindo com o ambiente que as cerca.
Veja algumas das patologias que podem demandar reabilitação, como hipertensão pulmonar, asma brônquica, fibrose cística, doença pulmonar obstrutiva crônica, também conhecida como DPOC, e transplante de pulmões.

Rui Fernandes
2025-05-21 19:22:56
Count answers
: 17
A reabilitação física é um campo interdisciplinar, que permite a atuação de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais de Educação Física.
Para os formados em Educação Física, é essencial ter o diploma de bacharelado e buscar uma especialização em Educação Física direcionada à reabilitação.
Além do diploma, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF).
Muitos profissionais trabalham em colaboração com médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, principalmente em clínicas, academias especializadas e hospitais.
O profissional de reabilitação física precisa dominar técnicas seguras e eficazes, ter sensibilidade para entender as necessidades de cada paciente e se atualizar constantemente sobre métodos e tecnologias que possam aprimorar os resultados.
Profissionais que concluem essa especialização podem trabalhar com públicos diversos, desde atletas em recuperação até idosos com limitações de mobilidade.
A formação prática da especialização permite ao profissional trabalhar diretamente em academias especializadas, centros de reabilitação e hospitais.
Os profissionais formados nessa especialização são muito requisitados em clínicas e centros que utilizam tecnologia de ponta, podendo atuar tanto na área prática quanto em pesquisas científicas relacionadas ao aprimoramento dessas ferramentas.
Os profissionais dessa área aprendem a atuar diretamente com pacientes que sofreram AVC, lesões traumáticas ou doenças degenerativas.
Essa especialização prepara o educador físico para trabalhar em equipes multidisciplinares, com foco em promover a reintegração do paciente às suas atividades cotidianas.
As oportunidades de atuação incluem clínicas, academias especializadas e projetos sociais, onde o foco é melhorar a mobilidade e prevenir complicações futuras.
Read also
- Qual a diferença de fisioterapia para reabilitação?
- Como funciona a reabilitação física na academia?
- Quais os tipos de reabilitação que existem?
- Quais são os profissionais responsáveis pela reabilitação física?
- Quanto custa uma sessão de fisioterapia de reabilitação?
- Quais são as indicações para a reabilitação?
- Quais são os exercícios de reabilitação?
- Como seria um treino regenerativo?
- Quais são as 4 fases da Reabilitação Profissional?