:

Quais tipos de exercícios contribuem na prevenção de quedas?

Rebeca Henriques
Rebeca Henriques
2025-07-18 06:33:00
Count answers : 14
0
A fisioterapeuta Raquel Gonçalves diz que a população já tem mais consciência sobre as adaptações necessárias no ambiente, como a retirada de tapetes, colocação de barras de apoio em locais de maior perigo, como o banheiro, e o uso de sapatos antiderrapantes. Ainda existem, porém, pessoas que negligenciam a atividade física, essencial para melhoria da resistência, flexibilidade e equilíbrio, o que reduz o risco de quedas. A pessoa que se mantém ativa ao longo da vida ou começa a fazer exercícios vai ter um processo de envelhecimento muito diferente. Mesmo quem já é idoso e não acumulou essa reserva ao longo da vida, se beneficia dos exercícios iniciados nessa fase: eles podem ser administrados por um fisioterapeuta, claro, mas também podem ser reproduzidos por um familiar ou um cuidador. Exercício simples de equilíbrio, de força muscular, já contribuem muito. Além disso, ela alerta que os exercícios não podem ser abandonados após a recuperação, pois é necessário manter essa massa muscular, para manter a minha força e não ser tão afetado com o passar do tempo.
Hélder Castro
Hélder Castro
2025-07-04 07:34:26
Count answers : 14
0
Com isso, surgiram alguns exercícios para auxiliar nessas situações, melhorando o equilíbrio e até mesmo a resistência das partes afetadas. 1- Em pé com uma perna só Utilize uma fita ou uma caneta para fazer uma linha reta no chão. 2- Levante o braço e a perna juntos Ainda com o auxílio da cadeira, fique em pé no lado direito do assento. 3- Caminhada com equilíbrio Voltando a utilizar a linha, coloque os dois pés, um na frente do outro e faça uma “caminhada”, até o fim da linha. Esses profissionais desempenham atividades específicas para a melhora da saúde do corpo, do sistema respiratório e até o sistema imunológico do idoso.
Pedro Leal
Pedro Leal
2025-07-04 05:20:23
Count answers : 18
0
Os benefícios da prática da atividade física se contrapõem ao processo de envelhecimento. O exercício promove o aumento da massa muscular e da coordenação motora, do equilíbrio e das funções cognitivas. Este hábito já diminui a possibilidade de quedas, associado ao ambiente livre de possíveis obstáculos que podem atrapalhar o dia a dia do idoso. Exercícios simples de sentar e levantar de uma cadeira, estender e flexionar os braços, entre outros, já ajudam muito no aumento da força, da coordenação e do equilíbrio. Devem começar devagar e sempre aumentando gradativamente a intensidade. Atividades como caminhada e natação são recomendadas e associadas à musculação e hidroginástica. São atividades simples, mas que melhoram muito a qualidade de vida na senescência.