:

Como conseguir um laudo de mobilidade reduzida?

Miguel Pires
Miguel Pires
2025-07-12 11:06:43
Count answers : 10
0
Para obter a credencial de mobilidade reduzida, é necessário que o portador compareça ao órgão ou entidade executivo de trânsito do Município do seu domicílio, munido de cópias e originais da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e, principalmente, de um laudo médico atualizado em que conste o CID da doença incapacitante. O órgão ou entidade executiva de trânsito do Município do domicílio da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida é a responsável pela emissão da credencial. A pessoa com mobilidade reduzida é aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporária, gerando redução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, da coordenação motora ou da percepção. O laudo médico é um documento essencial para comprovar a necessidade da credencial. Em caso de negatória do órgão emissor, o Poder Judiciário pode ser acionado para resolução da lide.
Yara Fernandes
Yara Fernandes
2025-07-12 09:14:36
Count answers : 7
0
O laudo médico para PcD é direito de toda pessoa com deficiência. É possível conseguir esse documento em hospitais e clínicas médicas. É mais fácil conseguir o documento em hospitais que você foi diagnosticado ou que faz algum tipo de acompanhamento ou tratamento, se for o seu caso. Do contrário, você pode pedir o laudo pelo SUS, de forma totalmente gratuita. Geralmente, o profissional que irá fornecer o documento para você é uma pessoa que trabalha com medicina do trabalho. Ela também poderá te explicar melhor onde você se enquadra na lei de cotas e outras informações que possam te ajudar a entender melhor sobre a sua condição no mercado de trabalho.
Kelly Ribeiro
Kelly Ribeiro
2025-07-12 08:51:11
Count answers : 8
0
Para conseguir um laudo de mobilidade reduzida, você deve procurar um médico especialista em sua área de deficiência para emitir o laudo médico que comprove sua condição. Exemplo: se você tem uma deficiência física, procure um ortopedista ou um fisioterapeuta. Após a consulta, o médico especialista emitirá o laudo médico com a descrição da sua deficiência ou mobilidade reduzida. Certifique-se de que o laudo contenha todos os dados necessários, como o tipo de deficiência, o grau de incapacidade e a data de emissão. Você precisará apresentar o laudo médico, junto com outros documentos como CPF, RG e comprovante de residência, para solicitar a Carteira de Identificação para Pessoas com Mobilidade Reduzida. Esses documentos são fundamentais para comprovar sua condição e ter acesso a benefícios específicos.
Bruno Reis
Bruno Reis
2025-07-12 08:44:14
Count answers : 7
0
O Laudo Médico para PCD deve ser emitido por um Médico do Trabalho ou por um especialista na deficiência apresentada. Ele precisa seguir as normas estabelecidas pelo Decreto nº 3.298/99 e suas atualizações, como o Decreto nº 5.296/2004. Conforme a deficiência, podem ser exigidos exames para comprovação: Deficiência Auditiva: Audiometria com perda auditiva acima de 41 decibéis; Deficiência Visual: Exame oftalmológico detalhado da acuidade visual; Deficiência Física: Relatório com descrição funcional e exames de imagem (raios-X, ressonância, etc.); Deficiência Intelectual: Laudo psicológico ou neuropsicológico. Para que seja aceito sem problemas, o laudo médico deve conter: Descrição detalhada da deficiência e suas limitações; Código da CID correspondente; Informações sobre a limitação funcional para atividades do dia a dia; Autorização do trabalhador para tornar pública sua condição, se necessário; Data de emissão recente; Assinatura e carimbo do médico responsável pela emissão. O laudo deve ser detalhado, atualizado e emitido por um profissional capacitado.