:

Tem cachorro de rua em Portugal?

Álvaro Rocha
Álvaro Rocha
2025-05-31 10:34:18
Count answers : 17
0
Nestes casos, é fundamental perceber se foram desparasitados e se têm vacinas. Se isso não existe e se não houve demonstração clara da pessoa de procurar ajuda junto das autoridades ou das associações, tudo leva a crer que é um acto propositado para conseguirem apoios monetários. Nas situações que Pedro Paiva descreve como “lamentáveis”, os animais, na grande maioria cães e coelhos, estão amarrados e não têm muito espaço para se movimentar nem ração adequada. A Provedoria dos Animais de Lisboa acompanha pessoas em situação de sem abrigo que têm animais e garante que consegue facilmente distinguir estas situações de carência das denúncias de pessoas que usam cães ou gatos para a mendicidade. As denúncias são sobre o uso de crias e cadelas grávidas que, acrescenta, “funcionam como motor de empatia” para quem passa. Há dias reportaram-me o caso de uma pessoa sem abrigo que tinha um cão e se sentiu mal rua. O INEM levou a pessoa e o animal ficou dias na rua sozinho. Depois, uns populares aperceberam-se da situação porque o cão não saiu do sítio onde o dono o deixou e ligaram para o centro de recolha animal.
Renata Gonçalves
Renata Gonçalves
2025-05-23 21:01:16
Count answers : 12
0
Famílias em necessidade e pessoas sem-teto aumentaram exponencialmente em Portugal e associações de solidariedade testemunham esta batalha de perto num esforço constante para atender, pelo menos, às necessidades básicas dessas famílias. Não há menção explícita a cachorros de rua, mas a presença de projetos como o Faro Beach Project, que visa uma melhor qualidade de vida para os animais e suas relações com os residentes, sugere que podem existir problemas relacionados a animais em Portugal. Partnering with Change For Animals Foundation, Dogs Trust, Universidade Lusófona e Câmara Municipal of Faro, desenvolvemos o Faro Beach, um projeto comunitário pioneiro em todo o mundo, visando uma melhor qualidade de vida para os animais e suas relações com os residentes. We have developed an educational school project with the aim of transmitting to the youngest the values of compassion and respect for animal lives. Não há informações suficientes para confirmar explicitamente a presença de cachorros de rua em Portugal, mas os projetos mencionados indicam uma preocupação com o bem-estar animal no país.
Alice Guerreiro
Alice Guerreiro
2025-05-23 20:23:28
Count answers : 10
0
Portugal continental tem mais de 930 mil animais errantes, entre os quais 830.541 gatos e 101.015 cães. Dados da Guarda Nacional Republicana revelam que foram reportados 4640 atropelamentos, sendo de 4443 cães e 197 gatos entre 2019 e 2022. Quanto aos cães errantes, 27,2% dos inquiridos referem já se terem sentido fisicamente ameaçados por um cão errante, dos quais 7,2% já foram atacados. Mais de dois terços dos inquiridos já providenciaram alimento a cães errantes, 65,2% já providenciaram água, 37,1% abrigo, e 17,1% já prestaram outros cuidados. Já os cães registam elevados índices de detenção responsável: 92% dos donos identificam e registam todos os seus animais e 92% nunca permitem o acesso ao exterior sem supervisão. A maioria dos inquiridos tinha apenas um ou dois cães e a principal motivação para a detenção de cães foi a companhia. Portugal continental tem mais de 101.015 cães errantes.
Sara Cruz
Sara Cruz
2025-05-23 18:44:58
Count answers : 14
0
Não há menção específica a cachorros de rua em Portugal. As câmaras municipais podem criar zonas próprias para os animais, onde poderão circular sem aqueles meios de contenção. Cães e gatos devem circular com coleira ou peitoral. A menos que andem pela trela, os cães são obrigados a trazer açaime e a estar acompanhados pelo dono. Na via pública, os cães de raças potencialmente perigosas devem cumulativamente trazer coleira e peitoral.