:

Como se chama cachorro em Portugal?

Irina Monteiro
Irina Monteiro
2025-06-06 04:27:51
Count answers: 9
Em Portugal, cão adulto é também chamado de cachorro. No Brasil e em Portugal, nomeadamente na MADEIRA, cão adulto também é chamado de cachorro. Cão com menos de seis meses é um cachorro. Cão jovem é um cachorro.
Nádia Andrade
Nádia Andrade
2025-05-24 00:02:28
Count answers: 4
Das raças de cães portuguesas, o Cão de Água Português será, provavelmente, a mais conhecida actualmente. No entanto, não pense que esta é a única raça de cão portuguesa. A canicultura sempre fez parte da tradição da velha Europa e Portugal não foge à regra. Dos cães de caça aos cães pastor, os portugueses sempre contaram com a ajuda preciosa dos seus companheiros de quatro patas. No total, existem onze raças portuguesas, um número interessante para a dimensão do país. Destas, oito são reconhecidas pela FCI (Fédération Cynologique Internationale): Cão da Serra da Estrela; Cão da Serra de Aires; Cão de Água Português; Cão de Castro Laboreiro; Cão de Fila de São Miguel; Perdigueiro Português; Podengo Português; e Rafeiro do Alentejo. A DGAV (Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária) reconhece, para além destas oito, mais duas: Barbado da Terceira e Cão de Gado Transmontano. A décima primeira raça é o Cão do Barrocal Algarvio, cujo estalão já foi aprovado pelo CPC (Clube Português de Canicultura), faltando, agora, o reconhecimento da DGAV. Infelizmente, podiam ser doze as raças portuguesas, caso não se tivesse verificado a extinção do Cão de Fila da Terceira, conhecido como “rabo torto”, na década de setenta do século passado. Porém, alguns entusiastas procuram recriar a raça, recorrendo aos poucos remanescentes que ainda existem. Esperemos que tenham sucesso! Um facto transversal a todas as raças nacionais é a sua rusticidade, dada a sua antiguidade e aos poucos cruzamentos que as originaram. Não surpreende, portanto, que sejam todas bastante saudáveis.
Francisco Freitas
Francisco Freitas
2025-05-23 23:32:07
Count answers: 5
No Brasil, bonde elétrico é chamado de elétrico em Portugal, enquanto cachorro é designado como cão em Portugal, sendo que o termo cachorro designa um cão jovem. Em português europeu, também é utilizado o termo cão para se referir ao animal, embora o termo cachorro possa ser entendido como sinônimo, designando um cão jovem. Assim, enquanto em Portugal se usa cão, no Brasil o termo correto é cachorro. Como acontece com as expressões brasileiras bala e bico, que em Portugal se chamam, respectivamente, rebuçado e chupeta, o termo cachorro corresponde a cão jovem e o termo cão a cachorro. Cachorro significa cão jovem e cão_apenas cão em português de Portugal. Devemos dizer cão ao invés de cachorro na Europa. Percebe-se que os povos têm cada qual a sua própria forma de dar nomes às coisas do seu quotidiano. Portanto, com essa diversidade de um país para outro, em um mesmo idioma, tanto o termo cão quanto o termo cachorro, designam o mesmo objeto em português. Contudo, quando traduzimos a frase: O cachorro está correndo, temos: O cão está a correr, podendo também ser usado o auge do cão - o cachorro - "cachorro". Tal é assim porque o termo cão é usado num sentido amplo, mas normalmente de maneira mais objetiva. Por exemplo, em se tratando do animal de estimação que habitua a companhia do homem, o português designa genericamente por cão, enquanto em questões afins, utiliza o termo cachorro para se referir a cães mais jovens. No caso do termo cachorro, se refere a cães menores. Noutros termos, os cães maiores são tidos por cães. Portanto, presumindo-se ter o artigo uma abordagem de referências sobre a utilização de termos para expressar a mesma coisa em dois países onde se fala a mesma língua, observa-se que o termo empregado por um país não é o termo empregado pelo outro, ou seja, apesar de designar a mesma coisa ambos os termos - cão e cachorro - são utilizados de maneira diferente em diferentes países. Em português de Portugal, esta palavra é usada com mais precisão: cão é genericamente usado, mas quando se quer designar cachorro, este termo serve para referir-se a um cão de maneira acentuadamente mais restrita. Por exemplo, cachorro, mensagem publicitária de um condomínio fechado para "gente de bem" e com "cachorros de raça" diverge de uma mensagem que Andrade, peixeiro, coloca na sua loja: "este peixe é bom para cães.".
David Simões
David Simões
2025-05-23 23:23:33
Count answers: 8
Cão com menos de seis meses; cão jovem. Cão com menos de seis meses; cão jovem. Cão adulto. Cria, geralmente não desmamada, de animal semelhante ao cão. Rapaz travesso ou irrequieto. Sanduíche de salsicha, geralmente feita num pão alongado. Peça saliente que sustém sacada, cimalha, etc. Escora (do navio varado). Peça da atafona que, batendo na calha, faz cair o grão na mó. Antiga pequena peça de artilharia. Peixe da costa de Portugal. Que ou quem demonstra mau carácter. Muito intenso. Em grande quantidade ou em alto grau. Mostrar ou hostilidade ou comportar-se de modo agressivo.