:

Qual óleo é o melhor para cozinhar?

André Nogueira
André Nogueira
2025-07-18 20:44:47
Count answers : 9
0
Óleos que possuem mais nutrientes com ação antioxidante e ácidos graxos essenciais oferecem maior proteção contra o calor intenso e melhor valor nutricional. A principal diferença entre os óleos está na proporção e no tipo de ácidos graxos que eles contêm. Em geral, óleos que possuem mais nutrientes com ação antioxidante e ácidos graxos essenciais, como ômega 3 e ômega 9, oferecem maior proteção contra o calor intenso e proporcionam um valor nutricional superior. De acordo com Sandra Chemin, os quatro melhores óleos para a saúde, em ordem, são: Azeite de oliva Canola Milho Girassol De acordo com a especialista, os óleos de canola e de milho podem ser alternativas mais econômicas ao azeite de oliva para quem busca uma alimentação mais saudável. O azeite de oliva possui bastante gordura monoinsaturada e pouca gordura saturada, além de apresentar polifenóis, que são potentes antioxidantes. Um dos melhores óleos, avalia Chemin. Ele, porém, não deve ser utilizado em frituras de imersão, pois perde o valor nutricional após longo tempo em temperaturas altas. O óleo de girassol é muito usado em molhos e outras preparações em que o sabor do óleo não deve prevalecer. É formado especialmente por dois ácidos graxos insaturados, sendo um da família ômega 9 e outro da família ômega 6, respectivamente. Segundo Chemin, sua composição nutricional faz dele um óleo excelente, figurando entre as melhores opções para a saúde. É uma opção menos saudável, especialmente para o preparo de alimentos. Azeite de oliva é uma opção mais saudável. O azeite de oliva é a opção mais saudável.
Andreia Vicente
Andreia Vicente
2025-07-18 18:37:07
Count answers : 14
0
De acordo com a nutricionista clínica Luiza Palhares, da UTI do Hospital da Criança de Brasília, o azeite de oliva extra virgem é o mais indicado para uma dieta saudável. É bom sempre observar a porcentagem de acidez, que deve ser menor do que 0,5. O azeite pode ser utilizado cru, em cima da salada, dos vegetais e em pouca quantidade. Eu só não recomendo utilizá-lo para fritura. Já o óleo de coco deve ser usado com moderação, pois é rico em gordura saturada. A nutricionista Tássia Angelini considera que nenhum tipo de óleo vegetal é considerado ruim, o importante é ficar atento aos benefícios e malefícios de cada um e a forma de uso. Nenhum alimento sozinho tem a capacidade de ser um vilão. Cada um tem vantagens e desvantagens e cabe a pessoa, sabendo das informações, escolher o que for melhor para ela.
Dinis Leite
Dinis Leite
2025-07-18 18:19:06
Count answers : 7
0
O azeite e o óleo de canola tendem a produzir menos aldeídos comparados aos outros, de acordo com estudos. Esses óleos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e saturados, que são mais estáveis quando submetidos ao calor. Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos. Além de gerar estabilidade, é uma excelente alternativa para prevenir doenças cardiovasculares e aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Já que, no momento do cozimento, o azeite extravirgem perde grande parte das suas propriedades antioxidantes, o ideal é utilizar o azeite de oliva virgem para preparações que necessitam de temperatura mais elevada, acima de 180°C. Na preparação de pratos frios, como saladas, opte pelo azeite de oliva extravirgem para aproveitar as suas propriedades antioxidantes.