Comer alimentos coloridos é sinônimo de saúde. A cor de cada alimento representa a predominância de certos nutrientes, que trazem benefícios e previnem doenças. Alimentos laranja, como cenoura, abóbora, manga e tangerina, são ricos em vitamina A e C e betacaroteno que podem ajudar a diminuir a retenção hídrica e os processos inflamatórios. Alimentos amarelos, como damasco, melão, abacaxi, carambola, milho e pimentão amarelo, são ricos em vitamina A e antioxidante como betacaroteno e luteína, auxiliam na manutenção dos tecidos e cabelos, beneficiam a visão noturna e aumentam a imunidade.
Alimentos vermelhos, como pimentão, beterraba, tomate, repolho roxo, maçã, morango, melancia, cereja, goiaba, pitanga e uva vermelha, atuam na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, e ainda dão um chega para lá no estresse e no processo de envelhecimento.
Alimentos verdes, como folhas verde, contém betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro potássio e clorofila, que é um potente energético celular, e os benefícios são encontrados no espinafre, uva verde, brócolis, repolho, escarola, kiwi, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, rúcula, pimentão verde, abacate, limão e pepino.