:

Por que é recomendado ter um prato de comida colorido?

Guilherme Nunes
Guilherme Nunes
2025-08-06 10:22:16
Count answers : 16
0
Além de tornar as refeições mais bonitas e apetitosas, cada cor nos alimentos representa uma combinação única de nutrientes essenciais para nossa saúde. A coloração dos alimentos não é apenas uma questão estética; ela reflete nutrientes específicos que beneficiam nosso corpo. Cada cor está relacionada a vitaminas, minerais e antioxidantes fundamentais para a saúde. Ao variar as cores no prato, garantimos uma gama de nutrientes que trabalham juntos para prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico e aumentar a energia. Incluir variedade na dieta é um dos princípios da alimentação equilibrada, pois ajuda a evitar deficiências nutricionais e a manter o organismo funcionando de forma ideal. Um prato colorido é a maneira prática de garantir o consumo de nutrientes diversos sem a necessidade de calcular cada vitamina ou mineral individualmente.
Ângelo Henriques
Ângelo Henriques
2025-08-02 06:36:09
Count answers : 22
0
Mais cores significa mais variedade de nutrientes. A grande variedade de cores no seu prato também tem um significado muito importante para sua saúde: Ela revela o alto valor nutricional da refeição que você vai fazer. Por isso, quanto mais cores, mais tipos de nutrientes você estará ingerindo naquele prato. Montar um prato colorido é uma simples – e divertida – maneira de garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva. Por isso, sempre leve essa tática em consideração na hora de fazer uma refeição.
António Castro
António Castro
2025-07-22 16:23:33
Count answers : 22
0
Cada nutriente está relacionado a um pigmento ou cor. Ou seja, quanto mais colorido o prato, maior variedade de nutrientes consumidos naquela refeição. E como já falamos por aqui em outros posts, a alimentação saudável inclui variedade, equilíbrio e moderação. Os alimentos estão divididos em grupos de cores e cada grupo apresenta uma composição de vitaminas, minerais, e substâncias bioativas e antioxidantes. O beta caroteno da cenoura e da abóbora está relacionado à saúde ocular, ao sistema imunológico e, assim como o licopeno do tomate, tem ação antioxidante. Tambem auxiliam no processo de cicatrização Já a berinjela, o repolho roxo, as uvas e berries contêm as antocianinas, outro tipo de antioxidante que tambem possui função antiinflamatoria. São alimentos ricos em magnésio. Vegetais crucíferos como brócolis, couve de bruxelas, repolho e couve contêm glucosinolatos que além da ação antioxidante também são ricos em substâncias que parecem ter alguma função na prevenção do câncer. Formam o grupo verde-escuro e branco. O grupo marrom é formado por cereais integrais e sementes como nozes e castanhas e são ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B.