Nós sempre soubemos da importância da vitamina D para os ossos e para os músculos, e agora a temos estudado em diversas doenças.
A importância da vitamina D é cada vez mais estudada como possível fator na questão de saúde mental.
Um estudo recente realizado por Júlia Dubois Moreira, professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina, estabeleceu uma relação entre a deficiência dessa vitamina em idosos e a depressão.
Para entender o real papel da vitamina D nos transtornos de humor, ainda é necessário mais informações e mais estudos.
“Com relação às outras doenças, e principalmente às doenças mentais, como a depressão, há muita controvérsia sobre esses efeitos e eu acho que temos que ter um pouco de cuidado”.
O artigo é um estudo observacional, ou seja, indica uma relação, mas não necessariamente estabelece uma causa e consequência.
A própria autora reconhece a questão: “Os resultados em conjunto ainda não são conclusivos, ou seja, ainda não podemos afirmar categoricamente que a vitamina D pode ser usada como prevenção ou tratamento coadjuvante na depressão”.
Tomar doses de vitamina D de maneira desregulada não é uma boa estratégia.
“Antes de saber se faz bem, temos que saber se não faz mal”.
Para se manter com saúde, é recomendado seguir as orientações médicas e não tomar suplementos sem a devida orientação.
No caso da vitamina D, como ela é sintetizada somente pela exposição solar, é recomendado que todos tenham por volta de 30 minutos diários de contato com o sol, tendo pelo menos 40% da pele exposta.