:

É bom fazer coco depois do treino?

Leandro Baptista
Leandro Baptista
2025-07-17 01:01:47
Count answers : 24
0
O estímulo do treino provoca uma melhora do peristaltismo intestinal. Então é comum, sim, sentir vontade de ir ao banheiro depois que você tiver a prática do exercício físico. Além disso, na hora que se faz exercício, também são liberados vários tipos de hormônios, como a endorfina, que também ativa um funcionamento do aparelho gastrointestinal. A corrida, o transport, a bicicleta… Todos esses são exercícios que estimulam mais o metabolismo intracelular e o peristaltismo intestinal, facilitando, assim, a ida ao banheiro. Atividades de baixa intensidade também funcionam, portanto, até mesmo uma caminhada de 30 minutos pode contribuir com esse fator. Ter vontade de ir ao banheiro depois do treino é motivo para alguma preocupação? A gente estimula sempre o paciente a fazer atividade física justamente para estimular o funcionamento do intestino, para melhorar o peristaltismo intestinal e, através dessa melhora, acabar eliminando as fezes.
Laura Leite
Laura Leite
2025-07-16 23:35:11
Count answers : 19
0
Segundo uma pesquisa, realizada por médicos da Universidade de Taipei, na China, fazer cocô antes do exercício pode aumentar o rendimento durante as atividades físicas. O resultado indica que evacuar antes de atividades físicas melhora o desempenho do corpo e também da função cognitiva. A maior oferta de sangue também parece ser a explicação para um melhor desempenho físico dos atletas após evacuar. Quando você faz exercícios, especialmente exercícios de longa duração, seu cérebro vai enviar grandes quantidades de comandos para os músculos. O fato de você conseguir sustentar a contração muscular não depende só da energia desta parte do corpo, mas da forma que seu cérebro é capaz de responder ao desafio. Quanto melhor o cérebro estiver, melhor será a resposta. A justificativa do desempenho físico melhorado também está na oferta de sangue. Sem material para digerir, há mais oxigênio para ser usado em áreas que estão sendo exigidas do corpo, como pulmões e músculos. Kuo recomenda esvaziar os intestinos de 60 a 90 minutos antes do início, mas de forma natural. Se você tem dificuldade para defecar, experimente diferentes alimentos e bebidas com efeitos laxantes, mas não recorra ao óxido de magnésio. Uma alternativa, por exemplo, pode ser uma xícara de café quente ao acordar, essa é uma maneira confiável para estimular os intestinos.
Constança Araújo
Constança Araújo
2025-07-16 21:29:10
Count answers : 22
0
Como você pôde ver, o sedentarismo é uma das causas do intestino preso – por isso, movimentar-se ajuda a manter o intestino funcionando bem. São vários os mecanismos que fazem com que a atividade física, principalmente a aeróbica, colabore com a saúde intestinal, como o aumento da motilidade gastrointestinal, compressão do cólon pela musculatura abdominal e alteração da motilidade do cólon. Além disso, a prática de exercícios físicos também acaba levando a um maior consumo de água, outro fator importante para a prevenção e/ou melhora nesse quadro. Por isso, se faltava mais algum incentivo para você iniciar (ou mesmo manter!) as atividades físicas na sua rotina, lembre-se que até o seu intestino pode se beneficiar dessa prática!
César Domingues
César Domingues
2025-07-16 21:06:24
Count answers : 20
0
Praticar atividades regularmente ajuda na movimentação do trânsito intestinal, evitando a sensação de intestino “preso”, e uma futura constipação. A combinação perfeita está na hidratação abundante, entre 1,5 a 2 litros por dia, ingesta de fibras, em torno de cinco porções do reino vegetal por dia e atividade física. Mas, além de comer adequadamente, a atividade física também é uma grande aliada quando o assunto é o bom funcionamento do intestino. Alguns estudos demonstram que mulheres e homens mais ativos apresentam menores riscos de desenvolver estas doenças. Outro benefício está relacionado com a prevenção de doenças como inflamações e câncer de intestino. A prática regular de atividade física traz muitos benefícios à saúde e isso não é mais novidade.