A teoria de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia acaba de ser derrubada. De acordo com a nutricionista Laura Casasayas, o café da manhã pode até ser a pior refeição se você não tiver as informações corretas sobre o assunto.
É comum acordar em cima da hora, não tomar o café da manhã, ou fazê-lo escolhendo alimentos nutricionalmente vazios, ricos em açúcares, propostos pela indústria de alimentos.
A especialista lista alguns a seguir para você abolir já do seu café da manhã:
1. Cereais
É tão popular e fácil encontrar o café da manhã no supermercado, mesmo sob o rótulo de ‘light’ ou ‘fitness’, que esquecemos que é um produto ultraprocessado, com alto teor de açúcar.
2. Pão de forma
As fatias de pão não contêm apenas açúcares, mas também óleos vegetais de baixa qualidade, como o óleo de palma.
3. Leite vegetal
Depois de ouvir todos os tipos de críticas sobre o leite de vaca, o leite vegetal chegou ao mercado prometendo saúde e bem-estar. No entanto, como lembra a nutricionista, nem todos são saudáveis e, na maioria deles, o teor de açúcar adicionado é alto.
4. Sucos
A realidade é que o suco não pode ser considerado um alimento, mas uma sobremesa, devido ao açúcar que contém.
5. Bolos caseiros
Ser caseiro não significa que seja saudável. Segundo a nutricionista, se você não levar em conta detalhes ou quantidades dos ingredientes que fazem parte da receita, no final eles compartilham muitas características prejudiciais das opções industriais.
6. Margarina
A margarina é um produto industrial que nasceu em 1968 com a intenção de ser um alimento mais acessível financeiramente do que a manteiga, mas também é um alimento processado cujas propriedades com relação à saúde ainda precisam ser comprovadas.
7. Taças (enormes) de açaí
Esta fruta roxa se é uma opção saudável, fornecendo grandes quantidades de vitamina A e C, bem como ácidos graxos ômegas 3 e 6. No entanto, as coberturas podem transformá-la em uma verdadeira bomba açucarada.