Para estimular consumidores a comprar produtos orgânicos, é necessário que eles saibam como é feito o controle para garantia da qualidade desses produtos.
Durante a XVIII Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, serão realizadas atividades pelo país para divulgar as características da produção orgânica.
Um produto orgânico é aquele obtido dentro de um sistema orgânico de produção agropecuária – ou extrativista sustentável – que beneficie o ecossistema local, proteja os recursos naturais, respeite as características socioeconômicas e culturais da comunidade local, preserve os direitos dos trabalhadores envolvidos e não utilize organismos geneticamente modificados nem químicos sintéticos.
Para serem comercializados, os produtos orgânicos deverão ser certificados por organismos credenciados no Ministério da Agricultura, sendo dispensados da certificação somente aqueles produzidos por agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Mapa, que comercializam exclusivamente em venda direta aos consumidores.
O slogan “Produto Orgânico, Melhor para Vida” também pode estimular os consumidores.
A produção orgânica brasileira leva em consideração os aspectos sociais e ambientais, além de preservar as tradições.