:

É possível prevenir a compulsão alimentar?

Igor Rodrigues
Igor Rodrigues
2025-07-12 03:53:11
Count answers : 27
0
Algumas causas comuns da compulsão alimentar incluem as dietas realizadas de forma incorreta, o estresse, problemas com imagem corporal e dificuldades emocionais. Até mesmo pessoas que comem por conforto emocional podem sofrer de compulsão alimentar. O paciente com compulsão alimentar precisa passar por um processo de fortalecimento mental para entender o que causa essa compulsão e como ela pode ser controlada. Além disso, em alguns casos, ele precisa também passar por acompanhamento nutricional para a realização de uma dieta ou de um novo plano alimentar. A prática de atividades físicas também é importante no tratamento da compulsão alimentar, pois dessa forma é possível aliviar a ansiedade, melhorar o humor e desviar a atenção da comida. Em alguns casos, a compulsão alimentar somente se apresenta em determinados momentos, como durante um período de grande estresse ou mesmo em épocas festivas, como as celebrações de fim de ano.
Mélanie Anjos
Mélanie Anjos
2025-07-12 02:05:11
Count answers : 16
0
Sim, é possível prevenir a compulsão alimentar com algumas estratégias simples e alguma disciplina para manter o foco. Manter um horário fixo para realizar as refeições, assim a pessoa consegue comer a quantidade apropriada para aquela refeição. Também é importante se alimentar a cada 3 horas, evitando longos intervalos entre alimentos e fazendo com que a pessoa não chegue faminta à próxima refeição. Evitar comer muito rápido, mastigando bastante os alimentos ajuda o nosso corpo a processar a informação que estamos nos alimentando e dá mais tempo ao nosso cérebro para realizar o registro de quando já estamos de estômago cheio. É importante manter uma dieta equilibrada aliada a exercícios físicos e condições saudáveis de sono, não apenas para prevenir uma compulsão alimentar mas para prevenir diversos tipos de doenças e transtornos. Para ajudar a equilibrar essa dieta procure incluir nas refeições alimentos que aumentam a sensação de saciedade.
José Miranda
José Miranda
2025-07-12 01:10:35
Count answers : 21
0
Algumas ações contribuem para prevenir a compulsão alimentar, como beber muita água, praticar atividades físicas, não pular refeições, dormir 8 horas por dia e ter acompanhamento psicológico. A pessoa com o transtorno busque tratamento especializado com uma equipe multidisciplinar, composta de psicólogo, psiquiatra, nutricionista, nutrólogo e endocrinologista, que poderá prescrever terapias e uso de medicamentos para ajudar na qualidade de vida, diminuindo os sintomas compulsivos. Atendimento psicológico – As Usinas da Paz em funcionamento possuem o serviço de atendimento psicológico, pela manhã e à tarde. Uma das iniciativas da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é o Programa Obesidade Zero, que visa ajudar pacientes acima do peso a realizar a cirurgia bariátrica, oferecida de forma gratuita. Uma equipe multiprofissional, formada por cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, psicólogos, nutricionistas, cardiologistas, anestesistas e outros especialistas, acompanha o paciente antes e após o procedimento cirúrgico. No mês da campanha “Janeiro Branco”, o governo do Estado alerta a população sobre ações que contribuem para a prevenção do distúrbio. A orientação, segundo a psicóloga, é que a pessoa com o transtorno busque tratamento especializado com uma equipe multidisciplinar, composta de psicólogo, psiquiatra, nutricionista, nutrólogo e endocrinologista, que poderá prescrever terapias e uso de medicamentos para ajudar na qualidade de vida, diminuindo os sintomas compulsivos.