A linhaça pode ser benéfica para a saúde cardiovascular, pois os ácidos graxos e as fibras presentes nas sementes podem ter um impacto preventivo contra fatores de risco como pressão arterial elevada e aterosclerose.
Os componentes anti-inflamatórios presentes na linhaça, como o ácido alfalinolênico e as lignanas, podem reduzir a inflamação que leva a certas doenças, como a doença de Parkinson e a asma.
A linhaça auxilia na redução de processos inflamatórios e previne dislipidemias e doenças cardiovasculares.
Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde analisou os efeitos da suplementação com pó de semente de linhaça na gestão da diabetes e observou que pessoas com diabetes tipo 2 que receberam suplemento em pó de sementes de linhaça tiveram uma redução de 19,7% no açúcar no sangue em jejum.
As sementes de linhaça contêm fibras solúveis e insolúveis que ajudam a garantir a passagem fácil do bolo fecal pelo intestino, algo benéfico para pessoas que sofrem de constipação e síndrome do intestino irritável.
As sementes de linhaça são ricas em ácidos graxos ômega 3, conhecidos por suas propriedades hidratantes, e podem prevenir a secura e a descamação da pele, reparar cabelos danificados, prevenir a queda de cabelo, eczema e caspa.
A linhaça pode ajudar a controlar o apetite e a reduzir os lanches entre as refeições, o que contribui com a manutenção da dieta adequada, pois as fibras da linhaça ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.
Os ácidos graxos ômega 3 presentes na linhaça podem ajudar a aumentar o metabolismo, promover a queima de calorias e favorecer a redução da gordura na região abdominal.
A linhaça pode desempenhar um papel positivo no processo de construção de massa muscular devido à presença de aminoácidos essenciais, os blocos de construção das proteínas, essenciais para a reparação e o crescimento muscular.
A incorporação habitual de linhaça na dieta está associada à redução dos sintomas relacionados à menopausa e à melhoria da qualidade de vida das mulheres durante essa fase devido à quantidade de componentes na linhaça conhecidos como fitoestrogênios.
A linhaça tem a capacidade de ajudar a regular os níveis de colesterol no sangue, pois os ácidos graxos ômega 3 presentes na linhaça têm sido ligados a uma melhoria nos níveis de lipídios, incluindo a redução do colesterol LDL e a promoção do colesterol HDL.