Alho e a cebola tendem a desempenhar um papel benéfico na saúde da próstata devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar a proteger as células da próstata contra danos oxidativos e inflamação crônica - fatores associados ao desenvolvimento de doenças prostáticas.
O tomate é um alimento que tem sido destacado como um aliado na promoção da saúde da próstata, estando associado a menor incidência de câncer de próstata, assim como de pulmão e estômago.
Isso se deve por ser fonte de licopeno, um antioxidante que, como alguns estudos sugerem, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento e progressão do câncer de próstata, possivelmente inibindo o crescimento de células cancerígenas e neutralizando os radicais livres prejudiciais.
Os frutos vermelhos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação na próstata.
Além disso, os frutos vermelhos são fontes de vitamina C e outros nutrientes essenciais que promovem a saúde em geral, incluindo a função imunológica, e contribuem para tratar danos celulares.
A soja pode exercer efeitos positivos na regulação hormonal e na redução do risco de câncer de próstata.
Além disso, os fitoestrógenos da soja podem inibir a produção de hormônios relacionados ao crescimento das células da próstata, auxiliando na prevenção de hiperplasia prostática benigna (HPB) e câncer.
Outros alimentos, como peixes ricos em ômega-3; nozes; vegetais crucíferos, entre eles, brócolis, couve-flor e repolho; e, até mesmo, a aveia, também estão relacionados à manutenção da saúde da próstata.
Assim, é muito importante incorporá-los na dieta.
Uma dieta equilibrada e variada, juntamente com um estilo de vida saudável, que inclui exercícios regulares, cuidados com a saúde mental e visitas médicas regulares, é fundamental para manter a saúde da próstata e prevenir problemas relacionados a ela.