As fibras são fundamentais para uma dieta saudável e equilibrada, aparecendo como estrelas quando o assunto é favorecer o funcionamento do intestino, propiciar saciedade e atuar no controle glicêmico, entre outros benefícios.
Obter a quantidade adequada de fibras na dieta passa sobretudo pela alimentação, e o Ministério da Saúde indica um consumo de 25 a 30 gramas diários para um adulto saudável.
Leguminosas, cereais e vegetais são ricos em fibras solúveis, enquanto as insolúveis aparecem mais em grãos integrais, mas também em frutas e vegetais.
Uma boa opção para inserir na dieta misturadas a pães, saladas, iogurtes ou até no cereal matinal, são as sementes como linhaça, gergelim ou chia.
Grãos e cereais integrais são aliados na busca por bombar sua ingestão de fibras insolúveis, boas reguladoras do intestino.
A lista inclui feijões, lentilha, soja e grão-de-bico.
Aqui, entram as folhas verdes como alface, rúcula, espinafre e agrião, mas também outros itens que podem ser cozidos, como a batata-doce, o brócolis ou a couve-flor.
Os vegetais com folhas verde-escuras são boas fontes de fibras insolúveis, e tendem a ser relativamente simples de inserir em uma dieta que inclua uma boa salada em alguma das refeições.
As frutas em geral são excelentes fontes de fibras solúveis, que ajudam na sensação de saciedade e no controle glicêmico.
Priorize aquelas que dá para comer com casca, como maçã e pêra.
Mas todas as frutas ajudam de alguma forma, da banana à uva, até mesmo a versão em passa.