:

O que a falta de vitamina C causa no corpo?

Laura Ferreira
Laura Ferreira
2025-08-14 22:31:42
Count answers : 24
0
A falta de vitamina C no organismo pode causar uma condição de saúde conhecida como escorbuto, que ocorre quando uma pessoa não ingere alimentos ricos em vitamina C por um período prolongado. Isso afeta várias funções do corpo, como a produção de colágeno, uma proteína essencial para a saúde dos tecidos. Os sintomas do escorbuto variam de leves a graves, dependendo da duração e da intensidade da deficiência de vitamina C, e podem incluir fadiga, fraqueza e dor nas articulações. Com o tempo, outros sintomas podem surgir, como hemorragias nas gengivas e perda de dentes, hematomas frequentes, dor muscular e nas articulações, cicatrização lenta, falta de apetite e perda de peso, inchaço, pele seca, e alteração de humor, como irritabilidade e depressão. Se não tratado, o escorbuto pode causar complicações graves, como infecções, problemas cardíacos, anemia e até mesmo levar à morte, em casos mais graves. A deficiência de vitamina C compromete o sistema imunológico, o que reduz a capacidade do corpo de combater infecções e torna a pessoa mais suscetível a doenças. Além disso, a falta de colágeno pode afetar os órgãos internos e a estrutura óssea, aumentando o risco de fraturas, lesões nas articulações e, em casos mais graves, danos ao coração.
Sofia Magalhães
Sofia Magalhães
2025-08-07 09:35:47
Count answers : 16
0
A deficiência de vitamina C pode levar ao enfraquecimento do sistema imunológico. Com isso, a pessoa pode contrair infecções de forma mais frequente. Outro problema que a deficiência desse nutriente pode causar é o escorbuto, doença considerada rara caracterizada por sintomas como fadiga, fraqueza muscular, sangramento nas gengivas e mucosas nasais e articulações doloridas. Vale dizer que o sangramento das gengivas também é um sintoma presente na deficiência de vitamina K.
Matias Costa
Matias Costa
2025-07-30 18:52:34
Count answers : 19
0
A deficiência de vitamina C pode ser causada ao não ingerir uma quantidade suficiente de frutas e verduras. As pessoas se sentem cansadas, fracas e irritáveis. A deficiência grave, chamada escorbuto, causa hematomas, problemas nas gengivas e nos dentes, cabelo e pele secos e anemia. Os sintomas de escorbuto se desenvolvem depois de alguns meses do início da deficiência. Pode ocorrer hemorragia subcutânea, ao redor das gengivas ou nas articulações. As gengivas ficam inchadas, arroxeadas e esponjosas. Os dentes acabam ficando frouxos. O cabelo fica seco, quebradiço e enrolado, e a pele fica seca, áspera e escamosa. Líquido pode acumular nas pernas. Pode haver o desenvolvimento de anemia. É possível ocorrer infecções e insucesso na cicatrização de feridas. Os bebês podem ficar irritados, sentir dor ao se mexer ou perder o apetite. Os bebês não ganham peso como ganhariam normalmente. Em bebês e crianças, o crescimento ósseo é prejudicado, e pode ocorrer sangramento e anemia.
Bianca Almeida
Bianca Almeida
2025-07-23 09:16:41
Count answers : 21
0
A carência de vitamina C no seu organismo pode provocar uma doença rara, porém bastante perigosa, chamada escorbuto, que possui sintomas como sangramento, fraqueza na gengiva, fragilidade muscular, cansaço e queda de dentes. A baixa absorção de ferro durante o processo de digestão é outra consequência que pode ser causada pela falta de vitamina C no seu corpo. A falta de ferro pode provocar anemia e sintomas como:Indisposição;Falta de ar;Tontura;Palpitação;Dor de cabeça;Palidez de pele e mucosas;Enfraquecimento dos cabelos e unhas. Além dos problemas já citados, a carência de vitamina C afeta diretamente a sua resistência às infecções, dificulta o processo de cicatrização de feridas e provoca o envelhecimento precoce por conta da oxidação das células. A escassez de vitamina C pode estar vinculada ao comprometimento cognitivo, especialmente em pessoas mais idosas, de acordo com uma pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Flinders. Segundo Yogesh Sharma, pesquisador e autor do estudo, a deficiência dessa vitamina pode estar ligada à depressão, à confusão mental e ao comprometimento cognitivo. O comprometimento cognitivo, frequentemente observado em idosos hospitalizados, acarreta desafios relacionados à memória, concentração e processos decisórios. Os resultados revelaram que os indicadores de função cognitiva foram bem inferiores entre os pacientes com deficiência de vitamina C. As análises indicam uma probabilidade três vezes maior de comprometimento cognitivo na ausência desse nutriente em comparação com idosos que apresentavam níveis aceitáveis de vitamina C.