O que piora a colite ulcerativa?
Vitória Brito
2025-08-10 18:42:15
Count answers
: 22
Fatores como tabagismo e o consumo de alguns tipos bebidas, alimentos e medicamentos podem ativar os sintomas.
O tabagismo é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da Doença de Crohn, além de também ser responsável por desencadear crises de DII.
Antes de utilizar qualquer remédio, com ou sem receita, é importante conversar com seu médico, uma vez que algumas combinações com os medicamentos prescritos no tratamento das DIIs podem causar problemas aos pacientes.
Remédios como aspirina, naproxeno e ibuprofeno são categorizados como anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), medicamentos que podem contribuir com a inflamação do intestino e causar crises.
Os alimentos gatilhos são aqueles que desencadeiam sintomas indesejáveis nos pacientes, apesar de não causarem danos ou inflamação.
Cada pessoa terá sua própria lista, mas alguns exemplos comuns são: bebidas alcoólicas e cafeinadas, comidas açucaradas, com alto teor de gordura e lactose, além de alguns tipos de adoçantes.
É importante aderir ao tratamento e tomar os medicamentos regularmente, mesmo em períodos de remissão.
Isso porque as crises podem ser desencadeadas quando os remédios não são administrados como prescrito pelo médico gastroenterologista, ou seja, o paciente pula doses, altera a quantidade ou deixa de tomá-las.
Edgar Correia
2025-08-03 00:00:41
Count answers
: 20
Não se sabe, exatamente, o que causa a colite ulcerosa, mas acredita-se que a doença está relacionada com fatores genéticos, bem como uma resposta imunológica intestinal exagerada parece contribuir para sua ocorrência.
Por isso, é comum que pacientes com familiares com histórico de colite ulcerosa ou doença de Crohn apresentem essa condição.
Pacientes precisam ficar atentos aos episódios de colite ulcerosa, uma vez que eles podem aumentar o risco de desenvolver o câncer colorretal.
Francisco Lourenço
2025-07-24 18:21:21
Count answers
: 20
Alimentos que acelerem o trânsito intestinal em uma pessoa que já está com o cólon inflamado tende a piorar os sintomas. A cafeína, encontrada no café, chá, chocolate e bebidas energéticas, é um estimulante e pode acelerar o funcionamento do intestino, levando a idas mais frequentes ao banheiro. Leguminosas como feijões, ervilhas e lentilhas são ricos em fibras e podem aumentar os movimentos intestinais, as cólicas abdominais e os gases. Laticínios devem ser evitados quando as pessoas com a colite têm sintomas como dor abdominal ou distensão abdominal. Oleaginosas como nozes e castanhas são alimentos fermentativos que devem ser pelo menos diminuídos nos períodos em que a doença está ativa, pois podem causar agravamento das cólicas abdominais, inchaço e diarreia. Legumes, especialmente vegetais crus, são ricos em fibras e podem ser difíceis de digerir, causando inchaço, gases e cólicas abdominais. Alimentos picantes devem ser evitados na fase ativa da doença com sintomas como diarreia, pois podem irritar ainda mais a mucosa intestinal.
Read also
- Qual a melhor alimentação para quem tem colite ulcerativa?
- O que comer no café da manhã para quem tem colite?
- Como me curei da colite?
- Quem tem Retocolite Ulcerativa pode comer pão?
- Quais alimentos são bons para intestino inflamado?
- O que comer no café da manhã para desinflamar o intestino?
- Quem tem colite pode comer feijão?
- Qual planta cura colite?
- Quem tem colite pode comer arroz?
- Qual a fruta boa para colite?
- Qual pão quem tem colite pode comer?
- O que é rico em fibras?
- Quem tem colite pode comer pão?