Fatores como tabagismo e o consumo de alguns tipos bebidas, alimentos e medicamentos podem ativar os sintomas.
O tabagismo é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da Doença de Crohn, além de também ser responsável por desencadear crises de DII.
Antes de utilizar qualquer remédio, com ou sem receita, é importante conversar com seu médico, uma vez que algumas combinações com os medicamentos prescritos no tratamento das DIIs podem causar problemas aos pacientes.
Remédios como aspirina, naproxeno e ibuprofeno são categorizados como anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), medicamentos que podem contribuir com a inflamação do intestino e causar crises.
Os alimentos gatilhos são aqueles que desencadeiam sintomas indesejáveis nos pacientes, apesar de não causarem danos ou inflamação.
Cada pessoa terá sua própria lista, mas alguns exemplos comuns são: bebidas alcoólicas e cafeinadas, comidas açucaradas, com alto teor de gordura e lactose, além de alguns tipos de adoçantes.
É importante aderir ao tratamento e tomar os medicamentos regularmente, mesmo em períodos de remissão.
Isso porque as crises podem ser desencadeadas quando os remédios não são administrados como prescrito pelo médico gastroenterologista, ou seja, o paciente pula doses, altera a quantidade ou deixa de tomá-las.