:

Qual planta cura colite?

Filipe Rocha
Filipe Rocha
2025-08-03 10:01:57
Count answers : 19
0
A curcumina aumenta o conteúdo de mucinas ácidas no cólon excluso. A curcumina é uma das substâncias naturais com grande potencial antioxidante, de baixa toxidade e de efeitos colaterais desprezíveis, teoricamente está credenciada a ser utilizada para o tratamento da colite de exclusão. A aplicação da curcumina aumenta o conteúdo de mucinas ácidas no cólon excluso e que o grau de ação sobre a inflamação depende da dose e do tempo de intervenção medicamentosa. A curcumina combate o efeito oxidativo dos radicais livres permitindo que células mais jovens consigam envelhecer e se mantenham, garantindo a reposição da sialomucina, que é usada como marcador da inflamação. A curcumina faz parte de um componente ativo do açafrão-da-índia e tem grande potencial antioxidante. O conteúdo de sulfomucinas e sialomucinas na mucosa cólica submetida à intervenção com curcumina aumenta, quando comparado com a mucosa cólica que recebeu apenas soro fisiológico, sendo maior quando usada concentração de 200 mg/kg.dia durante quatro semanas.
Marta Valente
Marta Valente
2025-07-24 19:01:09
Count answers : 17
0
O tratamento da colite pode envolver o uso de certos chás com propriedades anti-inflamatórias. Uma opção é o chá de camomila, que possui efeito calmante, antiespasmódico, anti-inflamatório e cicatrizante, e pode ajudar a aliviar sintomas gastrointestinais. Outra opção é o chá de erva-cidreira, que tem ação analgésica, relaxante e anti-inflamatória, e pode ajudar a aliviar dores na barriga e estômago, melhorando o processo digestivo e diminuindo problemas gastrointestinais. Além disso, o chá de gengibre também pode ser útil, pois tem propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias, analgésicas, antitérmicas e antieméticas. O chá de espinheira santa também é uma opção, pois é rico em flavonoides, taninos, tripertenos e possui propriedades antioxidantes e cicatrizantes, além de atuar como protetor gástrico. No entanto, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo de qualquer chá, especialmente se você está grávida ou tem alguma condição médica. A nutricionista Carla de Castro não recomenda consumir mais de 500 ml por dia do chá de cada erva, e também não recomenda consumir a bebida imediatamente após as refeições, pois pode atrapalhar a digestão e a absorção de nutrientes.
Jéssica Correia
Jéssica Correia
2025-07-24 18:37:28
Count answers : 28
0
A romã pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, de acordo com um novo estudo. A pesquisa revelou que o composto químico urolitina A, derivado da fruta, e seu equivalente sintético podem ajudar a tratar as DII, como doença de Crohn e colite ulcerativa. O UroA é resultado da interação das bactérias intestinais com alguns polifenóis presentes nas frutas vermelhas. Os resultados mostraram que ambas as versões reduzem a inflamação no intestino, agindo nas junções celulares que compõem o tecido que reveste o intestino. Nós descobrimos, pela primeira vez, que além de funcionarem como anti-inflamatórias e antioxidantes, as urolitinas também reparam a disfunção da barreira intestinal e mantêm a integridade dela. Os pesquisadores sugerem que o UAS03 sintético pode ser mais confiável e efetivo no tratamento de certas formas de DII, como a colite aguda. O UAS03 também tem uma forma mais estável em comparação com o UroA. Mais estudos, no entanto, ainda são necessários.
Raúl Reis
Raúl Reis
2025-07-24 18:19:45
Count answers : 16
0
O estudo confirmou o alto potencial das plantas do Cerrado contra a úlcera gástrica e a retocolite ulcerativa. O araticum do campo demonstrou atividade antiulcerogênica já com doses baixas do extrato. Os testes com o manacá também demonstraram boa resposta e a equipe já está isolando o composto responsável pela eficácia. Os pesquisadores fizeram um levantamento com a comunidade local sobre quais espécies eram mais utilizadas para tratar essas doenças. Com a indicação popular, os resultados costumam ser quase sempre satisfatórios. A equipe realizou a coleta e a preparação dos extratos, verificando assim as atividades farmacológicas das plantas.