:

Qual planta cura colite?

Filipe Rocha
Filipe Rocha
2025-08-03 10:01:57
Count answers : 19
0
A curcumina aumenta o conteúdo de mucinas ácidas no cólon excluso. A curcumina é uma das substâncias naturais com grande potencial antioxidante, de baixa toxidade e de efeitos colaterais desprezíveis, teoricamente está credenciada a ser utilizada para o tratamento da colite de exclusão. A aplicação da curcumina aumenta o conteúdo de mucinas ácidas no cólon excluso e que o grau de ação sobre a inflamação depende da dose e do tempo de intervenção medicamentosa. A curcumina combate o efeito oxidativo dos radicais livres permitindo que células mais jovens consigam envelhecer e se mantenham, garantindo a reposição da sialomucina, que é usada como marcador da inflamação. A curcumina faz parte de um componente ativo do açafrão-da-índia e tem grande potencial antioxidante. O conteúdo de sulfomucinas e sialomucinas na mucosa cólica submetida à intervenção com curcumina aumenta, quando comparado com a mucosa cólica que recebeu apenas soro fisiológico, sendo maior quando usada concentração de 200 mg/kg.dia durante quatro semanas.
Marta Valente
Marta Valente
2025-07-24 19:01:09
Count answers : 17
0
O tratamento da colite pode envolver o uso de certos chás com propriedades anti-inflamatórias. Uma opção é o chá de camomila, que possui efeito calmante, antiespasmódico, anti-inflamatório e cicatrizante, e pode ajudar a aliviar sintomas gastrointestinais. Outra opção é o chá de erva-cidreira, que tem ação analgésica, relaxante e anti-inflamatória, e pode ajudar a aliviar dores na barriga e estômago, melhorando o processo digestivo e diminuindo problemas gastrointestinais. Além disso, o chá de gengibre também pode ser útil, pois tem propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias, analgésicas, antitérmicas e antieméticas. O chá de espinheira santa também é uma opção, pois é rico em flavonoides, taninos, tripertenos e possui propriedades antioxidantes e cicatrizantes, além de atuar como protetor gástrico. No entanto, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo de qualquer chá, especialmente se você está grávida ou tem alguma condição médica. A nutricionista Carla de Castro não recomenda consumir mais de 500 ml por dia do chá de cada erva, e também não recomenda consumir a bebida imediatamente após as refeições, pois pode atrapalhar a digestão e a absorção de nutrientes.

Read also

Qual a melhor alimentação para quem tem colite ulcerativa?

Nenhum plano alimentar por melhor que ele seja, irá servir para todos aqueles que sofrem de retocoli Read More

O que comer no café da manhã para quem tem colite?

Para quem tem colite, uma opção para o café da manhã é o mingau de aveia com banana e canela. Ingre Read More

Jéssica Correia
Jéssica Correia
2025-07-24 18:37:28
Count answers : 28
0
A romã pode ajudar no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, de acordo com um novo estudo. A pesquisa revelou que o composto químico urolitina A, derivado da fruta, e seu equivalente sintético podem ajudar a tratar as DII, como doença de Crohn e colite ulcerativa. O UroA é resultado da interação das bactérias intestinais com alguns polifenóis presentes nas frutas vermelhas. Os resultados mostraram que ambas as versões reduzem a inflamação no intestino, agindo nas junções celulares que compõem o tecido que reveste o intestino. Nós descobrimos, pela primeira vez, que além de funcionarem como anti-inflamatórias e antioxidantes, as urolitinas também reparam a disfunção da barreira intestinal e mantêm a integridade dela. Os pesquisadores sugerem que o UAS03 sintético pode ser mais confiável e efetivo no tratamento de certas formas de DII, como a colite aguda. O UAS03 também tem uma forma mais estável em comparação com o UroA. Mais estudos, no entanto, ainda são necessários.
Raúl Reis
Raúl Reis
2025-07-24 18:19:45
Count answers : 16
0
O estudo confirmou o alto potencial das plantas do Cerrado contra a úlcera gástrica e a retocolite ulcerativa. O araticum do campo demonstrou atividade antiulcerogênica já com doses baixas do extrato. Os testes com o manacá também demonstraram boa resposta e a equipe já está isolando o composto responsável pela eficácia. Os pesquisadores fizeram um levantamento com a comunidade local sobre quais espécies eram mais utilizadas para tratar essas doenças. Com a indicação popular, os resultados costumam ser quase sempre satisfatórios. A equipe realizou a coleta e a preparação dos extratos, verificando assim as atividades farmacológicas das plantas.

Read also

Como me curei da colite?

Aprender a identificar alimentos desencadeantes pode reduzir a frequência e a intensidade dos sintom Read More

Quem tem Retocolite Ulcerativa pode comer pão?

Com retocolite ulcerativa pode comer pão de sal francês? Os alimentos feitos de farinha de trigo ref Read More