Para substituir a gordura trans do cardápio, existem várias opções. Uma delas é criar receitas de sorvete à base de banana congelada ou outras frutas, pois a fruta pura elimina a gordura trans e o excesso de açúcar das versões industrializadas. Em vez de batata frita, é possível assar batatas em palitos ou rodelas no forno, o que torna o alimento mais saudável. Além disso, é possível cortar lascas de outros legumes, como inham, cenoura e mandioquinha, e assar no forno com sal e alecrim.
Uma boa alternativa para margarina e manteiga é partir para outros tipos de gordura, como sementes e oleaginosas, como semente de girassol, castanhas e amêndoas, que podem ser hidratadas e temperadas para criar um patê. Outra opção é fazer um patê de abacate com sal e especiarias.
Para evitar a gordura trans em massas para bolos e tortas, é recomendável substituir a farinha de trigo refinada por farinha de coco ou farinha de trigo integral. Além disso, é possível substituir bolos e tortas por uma crepioca feita com farinha de tapioca ou farinha de aveia. Cookies e biscoitos recheados podem ser substituídos por cookies integrais, desde que contenham somente farinhas integrais, farelos e flocos.
Quando se trata de pizza, é possível escolher sabores com menos queijo e massas feitas com farinhas integrais. Em casa, é possível fazer uma pizza com massa de couve-flor, que é uma opção mais saudável, ou usando farinha de aveia, amêndoas, psyllium e fermento biológico. Essas opções ajudam a reduzir a quantidade de gordura trans no cardápio.