:

Como evitar comida gordurosa?

Leticia Mendes
Leticia Mendes
2025-08-11 05:28:04
Count answers : 25
0
As gorduras saturadas aumentam o risco de desenvolver dislipidemia e devem ser consumidas com restrição. É importante nos atentarmos à quantidade e tipo de gorduras consumidas, dando preferências às gorduras boas. As gorduras trans fazem parte dos tipos de gordura que devem ser evitadas, pois elevam os níveis de colesterol ruim e reduzem os níveis de colesterol bom. As gorduras trans são obtidas por um processo químico chamado de hidrogenação, em que óleos vegetais se transformam em gordura sólida. Alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como massas, pães e doces podem levar a uma maior concentração de triglicerídeos no sangue, assim como o álcool, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e gordura no fígado. A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia quanto ao consumo de cada uma delas é de no máximo 10% de gordura saturada, 15% de monoinsaturada, 6% a 11% de poli-insaturada e no máximo 1% de gordura trans. É importante ressaltar que as gorduras de origem vegetal são muito mais saudáveis que as de origem animal.
Xavier Freitas
Xavier Freitas
2025-08-03 23:19:17
Count answers : 25
0
Reduzir a quantidade de gordura na confeção dos alimentos. Reduzir a quantidade de gordura que utiliza para cozinhar. Retire a pele do frango antes de cozinhar, fazendo o mesmo com as gorduras visíveis das carnes. Opte por azeite em vez de manteiga ou margarina. Prefira assados a fritos. Consegue fazer pratos muito saborosos e com pouca gordura, como peixe assado, carne assada, legumes assados. Reduzir o consumo dos salgadinhos, que têm um elevado teor de gordura. Escolher pedaços de carne mais magros, como carnes brancas, mais magras e com pouca gordura. Retire sempre a pele antes de cozinhar e confecione da maneira que preferir, utilizando o mínimo de gordura possível. Frango, peru, coelho e peixe são boas escolhas e consegue sempre fazer pratos deliciosos e nutritivos.

Read also

Quais são os alimentos que mais têm gordura trans?

Pipoca de micro-ondas é muito prejudicial à saúde e tende a aumentar o colesterol ruim (LDL). Pode s Read More

Quais são os alimentos que não contêm gordura trans?

Iogurte Leite Leite em pó Manteiga Ovo pão Queijo Requeijão Sucos Creme de Leite Doce de Read More

Eva Fonseca
Eva Fonseca
2025-07-24 23:58:44
Count answers : 18
0
A melhor forma de evitar a ingestão frequente de itens supercalóricos é dificultar o acesso a eles. O primeiro passo é reduzir a quantidade comprada e estabelecer um limite. Outra forma indicada pela especialista é buscar conhecimento sobre cozinha. Desse modo, a pessoa poderá substituir alimentos não saudáveis por opções com gosto semelhante, porém mais benéficas ao organismo. A lista de compras deve estar ligada à organização do que será consumido na semana, com a redução dos alimentos ultraprocessados, e com adição de legumes, verduras e frutas. E, por fim, para driblar a vontade de comer um docinho no meio tarde, a nutricionista recomendou ter um kit emergência. Nele, é preciso colocar itens saudáveis que sejam mais agradáveis a pessoa e que podem saciar o desejo do açúcar, como morangos, uvas e mangas. O ideal é que estejam sempre prontos para consumo, ou seja, limpos e cortados.
Catarina Valente
Catarina Valente
2025-07-24 23:49:13
Count answers : 16
0
De acordo com o novo estudo, praticar atividade física moderada ou intensa, regularmente, fornece prazer e estímulo suficientes para inibir o desejo por alimentos calóricos e reconfortantes. Um estudo da Universidade Leeds, do Reino Unido, mostrou que a prática regular de atividade física nos faz optar por alimentos mais saudáveis em vez dos gordurosos e calóricos. Segundo os pesquisadores, aqueles que mais se exercitam são 15% menos propensos a optar por junk foods, por exemplo. Isso porque os exercícios fornecem prazer e estímulo suficientes para inibir o desejo incontrolável por comida. Sentir-se estimulado ao fazer exercícios significa que as pessoas não irão procurar recompensas em outros lugares, nem mesmo na comida. As pessoas que fizeram menos exercício consideraram alimentos ricos em gordura mais recompensadores, enquanto aquelas que praticaram muita atividade física, acharam esses alimentos menos atraentes. Ser fisicamente ativo nos dá um benefício duplo para a saúde. Engajar-se em atividades físicas mais intensas pode agir como um ‘amortecedor’ contra a má alimentação. Dessa forma, podemos presumir que a prática constante ou regular pode ter o mesmo efeito.

Read also

Como posso saber se um alimento contém gordura trans?

Leia o rótulo: a leitura dos rótulos permite que você saiba o que tem dentro daquele produto e veja Read More

O que são gorduras trans?

A gordura trans é uma gordura que não existe no meio ambiente, é uma gordura que foi desenvolvida pe Read More