:

Como posso saber se um alimento contém gordura trans?

Adriana Martins
Adriana Martins
2025-07-25 00:52:37
Count answers : 17
0
Produtos como margarinas, sorvetes cremosos, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de microondas, bombons, e tudo mais que contenha gordura hidrogenada, são fontes de gordura trans. Não hesite em checar o rótulo dos produtos no supermercado e procurar por ela nos ingredientes.
Lia Lima
Lia Lima
2025-07-25 00:21:14
Count answers : 15
0
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, impôs uma norma válida desde 2006 que exige que os rótulos dos produtos indiquem a quantidade de gordura trans. Estão isentos dessa apresentação alimentos com quantidade inferior a 0,2 g por porção -- ou seja, um alimento pode até conter uma certa quantidade de gordura trans sem indicação no rótulo, e estar em conformidade com a regra da Anvisa. Segundo o nutrólogo Durval Ribas, o ideal é olhar o rótulo do produto e verificar a presença da substância entre os ingredientes. Veja abaixo 13 alimentos que podem ter gordura trans, segundo os médicos ouvidos pelo G1, e, por isso, convém checar o rótulo ao comprar: - margarina - mistura de bolo pré-pronto - lasanhas congeladas - cobertura para bolos - sanduíches de fast food - batata frita industrializada - coxinha - pizza congelada - biscoito recheado - salgadinhos de pacote - pipoca de micro-ondas - sorvete - nuggets de frango
Mário Monteiro
Mário Monteiro
2025-07-25 00:02:19
Count answers : 15
0
Para saber se um alimento contém gordura trans, é necessário verificar a lista de ingredientes, pois as atuais normas brasileiras permitem que produtos com teores de gordura trans igual ou inferior a 0,1 grama por porção declarem "zero gordura trans" em suas embalagens. Além disso, a tabela nutricional pode trazer a informação "0 g de gordura trans" se a presença desse ingrediente for igual ou inferior a 0,2 gramas por porção. É importante avaliar com cautela os produtos que apresentam alegações de marketing como "zero gordura trans", pois eles podem conter gordura trans em sua lista de ingredientes. Os produtos com essas alegações sempre devem ser avaliados com cautela pelos consumidores, pois mensagens positivas sobre nutrição são utilizadas como estratégias de marketing pela indústria de alimentos e têm um foco seletivo, ignorando a presença de outros nutrientes não saudáveis e encorajando o consumo de produtos com baixa qualidade nutricional.
Sofia Amaral
Sofia Amaral
2025-07-24 23:02:59
Count answers : 15
0
Leia o rótulo: a leitura dos rótulos permite que você saiba o que tem dentro daquele produto e veja se os ingredientes são condizentes com o que você busca para a sua alimentação. Não se esqueça da tabela nutricional: na tabela nutricional é obrigatória a declaração de gorduras trans. Verifique se o produto possui gordura trans e lembre-se que a recomendação da Anvisa e da Organização Mundial da Saúde é de um consumo máximo de 2 g por dia para uma dieta de 2.000 calorias. Preste atenção na porção: segundo a legislação de rotulagem de alimentos, para um produto ser ZERO TRANS, ele não pode ultrapassar 0,1 g de gordura trans na porção. Mas lembre-se, essa porção pode ser inferior à quantidade de consumo habitual, então se o consumo for superior a porção determinada na embalagem, você pode estar ingerindo gordura trans, mesmo que em pequenas quantidades.
Rebeca Pereira
Rebeca Pereira
2025-07-24 22:17:50
Count answers : 15
0
Existe um marketing muito grande. Muitas vezes, a gente vê um alimento no rótulo desse alimento zero gordura trans. Mas aí, quando a gente vai olhar na lista de ingredientes, e é por isso que eu sempre bato nessa tecla de que a gente precisa entender a lista de ingredientes, quando a gente vai ler, está escrito gordura vegetal. Ué, mas a gordura vegetal não deveria ser óleo vegetal? Sim. Então, se existe a expressão gordura vegetal, você já desconfia que, bem possivelmente, aquele óleo passou por um processo de hidrogenação e se transformou numa gordura trans. É porque, em alguns países, a legislação permite que para você escrever zero naquela tabela nutricional, você tenha que ter uma quantidade mínima de gordura hidrogenada por porção. E é por isso que, muitas vezes, a gente vê uma porção assim: dois biscoitos e meio, três biscoitos. Ninguém come três biscoitos num pacote. Mas se o fabricante colocasse quatro biscoitos, já ia aparecer o percentual de gordura trans. E aí ele não poderia dizer que aquele produto é zero gordura trans. Na maioria dos alimentos ultraprocessados e industrializados. Pães, bolachas, biscoitos e snacks, sorvetes, chocolate, pizza, hambúrguer, lasanha, raviólis. Ou seja, abriu o pacote, colocou no prato, é bem provável que você esteja ingerindo uma gordura trans que não é reconhecida pelo nosso organismo.
António Castro
António Castro
2025-07-24 21:07:16
Count answers : 21
0
A informação sobre a quantidade de gordura trans nos alimentos é obrigatória no Brasil. Porém, se igual ou inferior a 0,2 gramas por porção do alimento, pode ser declarada como zero na TABELA NUTRICIONAL. A identificação da gordura trans também é obrigatória na LISTA DE INGREDIENTES, porém, não existe uma padronização. Diversas denominações distintas são utilizadas pela indústria para se referir a esse ingrediente, o que pode gerar confusão e induzir o consumidor a erro: Outro problema para a identificação da gordura trans é que as embalagens podem utilizar a ALEGAÇÃO de “não contém gordura trans” ou “zero gordura trans” quando sua quantidade for igual ou inferior a 0,1 grama/porção.