O que a gordura trans faz no corpo?
Isabela Ribeiro
2025-08-18 10:31:03
Count answers
: 19
Além de aumentar o colesterol ruim, elas podem diminuir o bom colesterol.
Diminuindo o bom colesterol (HDL) e aumentando o ruim (LDL), a gordura trans eleva o risco de doenças do coração e vasos sanguíneos, como infartos, derrames, AVCs e trombose.
Também são maiores as chances de excesso de peso e obesidade, pois aumenta o nível de gordura na região da barriga.
Eva Esteves
2025-08-12 18:00:33
Count answers
: 19
As chances de uma pessoa sofrer um AVC aumentam com a maior ingestão de gorduras trans.
Isto ocorre devido ao acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos, que culmina com todo um processo inflamatório, a aterogênese, que forma a placa de ateroma.
A presença da placa de ateroma aumenta o risco de infarto e AVC, pois pode diminuir o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos ou mesmo bloquear o fluxo sanguíneo em caso de rotura da placa, reduzindo a oxigenação para importantes órgãos do corpo, como o coração, e ocasionar o AVC.
A gordura trans aumenta o LDL (colesterol ruim) devido à supressão das atividades de seu receptor no fígado.
Isto faz com que o LDL continue circulando no organismo, além de elevar o risco da doença arterial coronariana pelo depósito do colesterol na parede do vaso sanguíneo.
O colesterol HDL, conhecido como o bom colesterol, porque auxilia na remoção das moléculas de colesterol dos vasos sanguíneos, é reduzido com a ingestão da gordura trans.
Vanessa Costa
2025-08-04 15:14:34
Count answers
: 17
O consumo excessivo de gorduras trans pode elevar os níveis de colesterol total e de LDL.
A elevação dos níveis de colesterol aumenta a deposição de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos.
Foi demonstrada correlação entre o consumo diário de gorduras trans e um maior risco para o desenvolvimento de demência e da placa aterosclerótica.
Lia Coelho
2025-07-24 23:27:48
Count answers
: 21
O organismo tem certa incapacidade de eliminá-la fazendo com que ela fique depositada no nosso corpo. A gordura trans eleva o colesterol ruim, diminui o colesterol bom, aumenta a obesidade abdominal e o processo inflamatório no organismo e há um risco maior de desenvolvimento de diabetes. A aterosclerose – formação de placas de gordura causadoras do entupimento das artérias do coração e do cérebro – é um dos principais problemas causados pela substância. Além disso, a gordura trans também pode estar relacionada à maior incidência de câncer de mama. Em suma, um verdadeiro veneno para o nosso corpo, principalmente se consumido em grandes quantidades.
Mia Lourenço
2025-07-24 23:13:08
Count answers
: 28
A gordura trans é uma gordura que não existe no meio ambiente, é uma gordura que foi desenvolvida pelo ser humano através do processo químico que a gente chama de hidrogenação.
Pegamos um óleo líquido vegetal, então pegamos um óleo vegetal e transformamos ele numa gordura vegetal, numa gordura sólida.
Na maioria dos alimentos ultraprocessados e industrializados.
Pães, bolachas, biscoitos e snacks, sorvetes, chocolate, pizza, hambúrguer, lasanha, raviólis.
A gordura trans que não é reconhecida pelo nosso organismo e aumenta o colesterol ruim, diminui o colesterol bom, aumenta o risco para doenças coronarianas, diabetes, obesidade, que são doenças que a gente sabe que estão ali no top das causas de morte por doenças não transmissíveis aumentando a obesidade e aumentando o processo inflamatório sistêmico, prejudicando o nosso intestino.
É uma gordura que a gente não deve de fato ingerir.
É uma gordura que não vai nos causar bem nenhum, só mal.
Andreia Castro
2025-07-24 20:31:36
Count answers
: 15
A pesquisa tem natureza descritiva, sendo feita a partir de levantamentos de informações em literatura especializada.
Com o aumento do consumo os efeitos deletérios dessa ingestão são variados, como doenças cardiovasculares, aumento da porcentagem de tecido adiposo no corpo, obesidade.
Há estudos que mostram, também, sua associação com diabetes mellitus, depressão, infertilidade e crescimento tumoral.
Essas gorduras estão presentes em grandes concentrações e em inúmeros produtos alimentícios como margarinas, sorvetes, biscoitos e frituras.
Os prejuízos da elevada ingestão podem ser evidenciados no aumento de doenças cardiovasculares.
Assim, o objetivo desse trabalho visa a conceituação da gordura trans e o delineamento de seus efeitos negativos ao corpo.