Alguns alimentos, como a alface, o farelo de aveia e o abacate, atuam no combate ao estresse, favorecem o sono e fornecem a matéria-prima de que o organismo precisa para fabricar neurotransmissores -- substâncias químicas que regulam o humor e induzem ao relaxamento, provocando sensação de bem-estar.
A alface deve estar no cardápio diariamente, em quantidade equivalente a um prato (sobremesa) por refeição.
O farelo de aveia e de trigo são fontes de magnésio, mineral que promove o relaxamento.
O abacate também contém beta sitosterol, substância que atua na regulação do cortisol -- conhecido como o hormônio do estresse, que deixa o corpo todo em ritmo acelerado.
A banana é rica em vitamina B6 e magnésio, que facilitam a síntese de serotonina e promovem o relaxamento, respectivamente.
As frutas cítricas, como laranja, morango e kiwi, são ricas em ácido fólico, potássio e vitamina C, nutrientes que atuam sobre o sistema nervoso, combatendo o stress e o cansaço.
As nozes, amêndoas e castanhas-do-pará são alimentos ricos em magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano, que contribuem para minimizar o estresse, combater a depressão e ainda induzem ao sono.
A lentilha, grão-de-bico e ervilha são outras boas fontes de magnésio, mineral de importância fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso.
O chocolate 60% cacau contém feniletilamina e magnésio, que participam da regulação dos níveis de estresse, promovem a liberação de substâncias que melhoram o humor e favorecem o bem-estar.