Um cardápio para dieta de hipotireoidismo deve priorizar alimentos ricos em nutrientes essenciais, como iodo, selênio, zinco e vitaminas do complexo B.
Incorporar alimentos ricos em nutrientes essenciais, como iodo, selênio, zinco e vitaminas do complexo B, pode ajudar a apoiar a função tireoidiana e a compensar deficiências que podem surgir devido à condição.
Alguns alimentos que geralmente são priorizados em uma dieta para hipotireoidismo incluem alimentos ricos em iodo, como algas marinhas, peixes de água salgada e laticínios, opções ricas em selênio, como frutos do mar, grãos integrais e castanha-do-pará, alternativas ricas em zinco, como carne vermelha, produtos ricos em vitaminas do complexo B, como ovos, vegetais de folhas verdes e leguminosas, e alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, como frutas frescas, vegetais coloridos e nozes e sementes.
Já alimentos como soja em suas formas processadas, fast food, alimentos fritos e processados, e cafeína presente em café, chá preto, energéticos e refrigerantes devem ser evitados em uma dieta para hipotireoidismo, pois podem causar malefícios para a saúde do paciente.